Plantas Companheiras

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
8º T1 e 8º T2

N.º de participantes:
25

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Girassol e fava: este par de plantas companheiras tem a vantagem de de ter uma maior produtividade por área plantada.
Abóbora e amendoim: uma das vantagens que este par de plantas companheiras tem é que oferece uma diversificação biológica do ambiente.
Brócolo e beterraba - este par de plantas companheiras mantém os nutrientes em equilíbrio, pois as plantas têm exigências diferenciadas, quanto à sua nutrição.
Ervilhas e rabanete - neste par de plantas companheiras uma das vantagens é aumentar a humidade do solo devido a maior cobertura e sombreamento da terra.
Cravo de tunes e tomate - este par de plantas uma das vantagens que oferece é a diminuição das perdas de água pela transpiração das plantas.
Espinafres e morangos - a vantagem deste par de plantas é diminuir a erosão do solo.
Alface e cenoura - este é um par de plantas vantajoso porque ajuda na propagação de cada espécie.

Memória Descritiva:
Todo o trabalho foi feito em casa, em fase de confinamento.
A pesquisa, desenho e montagem das cartas foi da inteira responsabilidade dos alunos.
Está neste momento a proceder-se ao aperfeiçoamento das cartas de forma a que os jogos seja m impressos e possam ser jogados por outros alunos na ludoteca da escola.
Ao mesmo tempo, os jogos criados pela Mariana Silva (8º T1) e Pedro Baião (8º T2) podem ser jogados online. São jogos montados em PP (ver imagens globais do 2º e 3º jogos) que não conseguimos enviar por aqui de forma a ser visto o seu funcionamento.