Plantas Companheiras

Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
6.º ano

N.º de participantes:
20

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Par 1: Ervilha/Cenoura - A ervilha protege a cenoura da mosca.
Par 2: Cebola/Melão - A cebola protege o melão do Fusário.
Par 3: Tomate/Espargo - O tomate repele o gorgulho do espargo.
Par 4: Nabo/Hortelã - O nabo repele a áltica da hortelã.
Par 5: Trevo/Couve - O trevo repele a lagarta da couve.
Par 6: Feijão/Batata - O feijão protege a batata do escaravelho.

Memória Descritiva:
O projeto iniciou-se dia 11 de fevereiro, no E@D, com o tema “Plantas companheiras”, na disciplina de Laboratórios de Aprendizagem "Ambientee Vida saudável" (nova disciplina do Plano de Inovação). Os alunos seguiram o método científico para investigar.
Os alunos procuraram colocar uma Questão-Problema e uma Hipótese.
Questão-problema: Será que as plantas companheiras devem ser cultivadas ao mesmo tempo?
Hipótese: As plantas companheiras devem ser cultivadas ao mesmo tempo, por serem úteis.
Materiais necessários para a investigação: Computador/telemóvel/tablet para pesquisar;
Folhas de papel;
Canetas e lápis de cor;
Cartolina;
Tesoura;
Régua;
Esquadro;
Cola.
Pesquisa: Os alunos não sabiam o que eram plantas companheiras; escreveram a questão-problema e colocaram uma hipótese de investigação (após uma breve explicação das professoras);
A pesquisa começou com os links propostos na programa Eco-Escolas e visualizaram o vídeo que se encontra no site;
Plantas Companheiras: Vegetais para plantar juntos! – VIDEO 
A Cientista Agrícola – Consociação de Culturas da Horta
Manual de Boas Práticas Agrícolas para a Gestão da Biodiversidade
O Bichinho do Saber – Como fazer um jogo de pares
Ficaram com dúvidas do que eram plantas em consociação, pois não conheciam o conceito;
Pesquisaram em:
Hortasbiológicas.com (o principal)
https://www.jardimdasideias.com.br/conheca-as-plantas-companheiras/
E decidiram os pares de plantas companheiras (em consociação):
Batata+feijão Espargo+tomate Couve+trevo
Cenoura+ervilha Melão+cebola Nabo+hortelã
Em seguida os alunos cortaram a cartolina que serviu de base e outra folha branca que serviu para o desenhos.
Medidas:
cartolina 6cm x 6cm; papel branco 5cm x 5cm
De seguida, os alunos desenharam o esboço e coloriram os desenhos das plantas.
Por fim, os alunos colaram o papel branco e os códigos QR à cartolina.
Os alunos tiveram a ideia de pôr um código QR atrás das cartas que abre um vídeo que gravaram sobre as plantas, por exemplo: o código QR da carta do melão vai dar ao vídeo da plantação do melão, apenas é necessário instalar uma aplicação ou até mesmo o próprio google já tem essa opção.
Os alunos também falaram com agricultores da região.
Como a nossa horta não tem todos os legumes que escolheram, os alunos colocaram nas cartas em que não tem o vídeo da plantação, um vídeo de uma receita saudável, onde utilizam as plantas da seguinte forma: uma receita de sopa (entrada), legumes salteados (refeição) e espetadas de melão (sobremesa).
Codigos QR
QR Code Generator | Crie aqui QR Codes gratuitos (qr-code-generator.com)
Resultado
Os alunos escolheram os seguintes pares:
Batata+feijão
Prática: filas alternadas
Vantagem: O feijão protege a batata do escaravelho
Espargo+tomate
Prática: filas alternadas
Vantagem: O tomate repele o gorgulho do espargo
Cenoura+ervilha
Prática: 2 filas te cenoura + 1 filas de ervilhas
Vantagem: A ervilha protege a cenoura da mosca
Couve+trevo
Prática: filas alternadas
Vantagem: O trevo repele a lagarta da couve
Melão+cebola
Prática: 1 cebola junto a cada pé de melão 
Vantagem: A cebola protege o melão fusário
Nabo+hortelã
Prática: aromáticas em fronteira
Vantagem: O nabo repele a áltica da hortelã
Conclusão
Os alunos concluíram que as plantas companheiras são plantas em consociação. A consociação de culturas é a prática de cultivar duas ou mais culturas em proximidade, para serem úteis.
Podem existir momentos diferentes de cultivo, mas as plantas têm que estar próximas durante algum tempo, para haver benefício.