Plantas Companheiras

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
9.º

N.º de participantes:
7

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
As consociações integradas neste jogo são as seguintes:
- o nabo e a hortelã, que atrai grandes quantidades de insetos benéficos e ajuda a controlar as pragas de insetos;
- a cenoura e o alecrim, que afasta a mosca da cenoura;
- a couve-flor e a zínia, que ajuda a atrair joaninhas e outros predadores para proteger a couve-flor;
- a couve e o aipo, que repele a lagarta da couve;
- o espargo e a calêndula que repele o escaravelho do espargo e atrai muitos insetos benéficos;
- a couve e o tomilho, que a borboleta da couve;
- a cenoura e salsa, que repele a mosca da cenoura;
- o tomate e o manjericão, que ajuda a repelir mosquitos e moscas, combate o aparecimento de doenças e melhora o crescimento e o sabor do tomate;
- o melão com calêndulas pois estas controlam os nematoides nas raízes do melão;
- a couve e a papoila, que atrai auxiliares que protegem as couves;
- milho e feijão, pois o milho é tutor do feijão e o feijão atrai insetos benéficos que atacam as pragas do milho;
- espinafres com rabanetes, pois estes afastam as pragas dos espinafres;
- a rosa e o alho, dado que a rosa alberga pulgões que alimentam insetos auxiliares, enquanto que o alho ajuda a repelir as pragas da rosa;
- pepino e chagas, uma vez que estas repelem os vermes que atacam e matam as plantas e insetos benéficos;
- cenoura e cebola, pois a cenoura afasta a mosca da cebola e esta repele alguns escaravelhos e a mosca da cenoura.

Memória Descritiva:
Inicialmente, numa aula de Geografia, foram-nos apresentadas diversas propostas de trabalho no âmbito dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres Para o Ambiente, de entre os quais escolhemos o projeto “Plantas companheiras”. Este consistia em fazer um jogo da memória com a finalidade de dar a conhecer uma das técnicas utilizadas em agricultura sustentável, neste caso, a consociação de culturas, que consiste no cultivo de duas ou mais culturas próximas umas das outras de forma a obter benefício entre elas.
A primeira etapa do trabalho consistiu na consulta do regulamento da atividade onde constam informações acerca das plantas companheiras, da metodologia do projeto, da inscrição, dos prazos e algumas fontes de inspiração.
A segunda etapa do trabalho consistiu na realização do projeto, que incluiu a elaboração do modelo da peça (frente e verso) e a decisão quanto à dimensão e aos materiais a utilizar (cartão, lápis de cor, marcadores e material de escrita), assim como a pesquisando dos efeitos das consociações de cada cultura.
O verso das peças foi elaborado por uma das alunas, que desenhou no centro o símbolo do Eco-Escolas e à sua volta joaninhas, espigas de trigo e folhas (símbolos da agricultura biológica). Relativamente à parte frontal das peças, tivemos que decidir o tipo de letra que iríamos utilizar, a posição dos desenhos, as plantas e os efeitos da consociação.
A terceira etapa abrangeu a criação das peças, em quadrados de 7×7 cm em cartolina, nos quais foram desenhadas as plantas e incluídos os outros elementos como os efeitos da consociação e as setas, além de ser colado o verso da peça. Fizemos um total de 30 peças, ou seja, 15 pares.
Relativamente a cada par de plantas, optamos por fazer duas peças iguais, com as duas plantas, em vez de desenhar apenas uma planta em cada peça porque há plantas que podem ser consociadas com diferentes plantas. Além disso, se cada planta de uma consociação estivesse separada da restante, poderia ser difícil para o jogador fazer o par, caso não conheça os efeitos das consociações.
Para terminar, foi elaborada uma folha com as instruções do jogo e uma caixa para o mesmo.
Trabalho realizado por: Ana Pardilhó, Beatriz Couto, Beatriz Sampaio, Daniela Costa, Gabriela Manso, Inês Gonçalves e Marta Macedo, 9ºC