Plantas Companheiras

Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
1º a 4º

N.º de participantes:
65

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Girassol + Milho - Plantar o girassol à volta do milho evita que as lagartas ataquem o milho.
Alface + Cebola – A alface evita o desenvolvimento de infestantes na cultura da cebola.
Alho + Morango – O alho repele pragas do morangueiro, que evita o desenvolvimento de infestantes na cultura do alho.
Pepino + Rabanete – O rabanete evita o desenvolvimento de infestantes na cultura do pepino.
Batata + Feijão – O feijão repele o escaravelho-da-batata
Couve + Tomilho – O tomilho repele pragas da couve e evita o desenvolvimento de infestantes.
Tomate + Cravo túnico – O cravo repele pragas do tomateiro, evita o desenvolvimento de infestantes e atrai insetos auxiliares.
Cenoura + Ervilha – A ervilha repele a mosca da cenoura e liberta para o solo nitrogénio, nutriente que ajuda no crescimento da cenoura.

Memória Descritiva:
Na história da agricultura e até surgir a Agricultura Convencional, praticava-se a consociação de culturas. A consociação é uma prática agrícola com mais de 1000 anos de história na China tendo sido praticada por outros povos de antigas civilizações como a Olmeca, a Maia, a Inca e a Azteca.
Com o objetivo de promover um desenvolvimento mais sustentável e a biodiversidade, atualmente algumas práticas de cultivo, como a agricultura biológica, recorrem a esta técnica secular de consociação de plantas, como fator determinante na proteção do ambiente, dos solos e da saúde humana.
A seleção deste desafio da Eco-Escolas “Plantas Companheiras”, pela nossa escola, teve como base a observação de várias infestações ocorridas na horta escolar, o que nos suscitou dúvidas e levantou questões quanto à forma de as combater de forma biológica, e se possivel evitar novos ataques.
Assim, e após várias pesquisas em diferentes paginas da Web acerca das plantas companheiras e antagónicas, as suas vantagens e desavantagens, as crianças visualizaram ainda, com recurso às novas tecnologias, pequenas hortas biológicas onde esta estratégia era utilizada. Posteriormente refletiram sobre o papel da consociação de plantas na interação entre os vários fatores ambientais essenciais ao seu crescimento, dialogou-se acerca desta prática de cultivo e procedeu-se à identificação das diferentes plantas companheiras.
Por fim, cada uma das quatro salas, selecionou dois pares de plantas, desenhando-as para a construção do jogo final (jogo da memória).
Este jogo contém 16 pares (peças) perfazendo 8 pares, com dimensões de 7x7cm. Na na parte da frente – centro está desenhada a planta ou o fruto rodeada(o) por uma moldura e na parte inferior está o nome da mesma. O verso está pintado de verde. A planta companheira é identificada pela cor da moldura.