Plantas Companheiras

Escola Básica 2, 3 de Arganil (Arganil)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
%ºanos e 8ºanos.

N.º de participantes:
6

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Várias vezes plantar uma mistura diversificada de plantas contribui para uma horta ou jardim biodiverso, logo mais saudável. Quando fazemos um plano de cultivo da horta devemos considerar a plantação em associação de plantas amigas ou como se diz vulgarmente, plantas companheiras. Este é o tipo de cultivo de determinadas combinações de plantas em benefício de uma delas ou ambas.
Um dos fatores que pode afetar o agrupamento de cultivos (associações favoráveis) é por exemplo, a altura de semear e plantar e até mesmo colher. Vale sempre o esforço colocar sempre que possível em prática, no planeamento dos cultivos da nossa horta.
Planear os cultivos da horta ou jardim tendo como referência a interacção de plantas companheiras vai ajudar na utilização do espaço de forma mais eficiente.
Com base numa tabela chegou se a conclusão que identificar as plantas companheiras é de grande imporância.

Memória Descritiva:
Esta atividade foi desenvolvida no Clube de Artes e ideias com alunos do 5ºanos e 8º anos, os alunos estiveram e ficaram muito motivados com todas as informações recolhidas.
A seguir puseram em prática tudo o que aprenderam e com as orientações da docente realizaram os cartões de uma forma muita empenhada.
Os passos seguintes é levar para casa, toda essa informação de forma que planear os cultivos da horta ou jardim tendo como referência a interacção de plantas companheiras vai ajudar na utilização do espaço de forma mais eficiente.