Plantas Companheiras

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
9º ano

N.º de participantes:
15

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
BRÓCOLOS/BETERRABA - Os brócolos são hortícolas que, juntamente com agrião, alface, beterraba, ervilha e pepino são uma boa combinação. Já com o rabanete a consociação é desfavorável.
RABANETE/ERVILHA - O rabanete é uma hortícola que, juntamente com agrião, alface, cenoura, ervilhas, espinafre, feijão verde, pepino e tomate são uma boa combinação. Já com o brócolos e couve a consociação é desfavorável.
FEIJÃO/ESPINAFRE - Os espinafres são hortícolas que, juntamente com feijão verde e rabanete são uma boa combinação.
CEBOLA/TOMATE - A cebola é uma hortícola que, juntamente com alface, alho francês, brócolos e cenoura são uma boa combinação. Já com o ervilha e feijão verde a consociação é desfavorável.
ACELGA/CENOURA - As acelgas são hortícolas que, juntamente com brócolos, cenoura, couves e feijão verde são uma boa combinação.

Memória Descritiva:
JOGO DE MEMÓRIA "Plantas Companheiras"
Nas aulas de ensino à distância e já no ensino presencial, na disciplina de Ciências Físicas e Naturais, a turma PIEF desenvolveu este desafio com o objetivo de conhecer algumas associações favoráveis entre plantas de consumo mais habitual. O produto final resultou na construção de um “Jogo de Memória” sobre Plantas Companheiras.
Uma vez que a agricultura biológica é uma prática sustentável amiga do ambiente e, consequentemente, benéfica para a saúde humana, é extremamente vantajoso conhecer a ação conjunta de determinadas plantas para seu benefício, incluindo a melhoria quer ao nível do ambiente quer para a saúde humana. Incluindo na alimentação produtos de origem biológica, aliando também a prática de exercício físico, poderá inverter-se a situação ao nível da diminuição da percentagem de pessoas obesas cuja tendência atual tem vindo a aumentar na sociedade.
Assim, com o estudo relativo aos benefícios das associações entre plantas e minimização dos impactes no ambiente e no próprio Homem foi efetuada uma pesquisa com recurso à internet sob a orientação da professora de Ciências Fisicas e Naturais. As informações recolhidas permitiram a construção de um GoogleSlides o qual se encontra neste link: https://docs.google.com/presentation/d/12zEkGGvr_6WesR5DNvDymTUrIhwu2SYS7gQ-5gR-Cyg/edit?usp=sharing
De seguida, e para que a atividade se tornasse mais interessante, foi elaborado o “Jogo de Memória” constituído por peças cuja temática se encontra representada por duas plantas companheiras. Este jogo de memória irá ficar disponível na Biblioteca Escolar para ser usado por possíveis interessados da comunidade educativa.
Esta atividade consistiu num contributo da turma 9ºD-PIEF para, de forma lúdica, levar as pessoas a perceberem a importância da preservação do ambiente e de uma alimentação saudável num quadro de sustentabilidade.