Plantas Companheiras

Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
1º a 4º

N.º de participantes:
13

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
CENOURA & CEBOLA: As cebolas e as cenouras são boas vizinhas pois a cebola afasta a mosca-das-cenouras. Devem ser semeadas duas filas de cenouras e uma fila de cebolas.
TOMILHO & BRÓCOLO: O tomilho é uma erva aromática utilizada na cozinha, mas também tem propriedades medicinais. Na horta afasta a borboleta das couves, da couves-flor e dos brócolos, impedindo que ponham ovos nas suas folhas e, mais tarde, as lagartas as destruam.
Deve ser plantado nas bordas da horta.
ALFACE & ALHO: As alfaces e os alhos são bons vizinhos. Gostam do mesmo tipo de solo e clima e não competem em espaço. O alho combate alguns fungos do solo e previne doenças das plantas.
Podem ser semeados na mesma fila alternados para aproveitar o espaço.
TOMATE & MANJERICÃO:O manjericão é uma planta aromática e medicinal muito utilizada para fazer remédios caseiros e na alimentação. Na horta, o forte cheiro do manjericão afasta as moscas, traças, os mosquitos e os pulgões que atacam o tomateiro.
Como são pequenos arbustos, devem ser semeados ou plantado nas bordas dos canteiros.
MORANGO & CRAVO-DE-TUNES: Os cravos-de-tunes são muito bonitos, mas cheiram muito mal, e os caracóis têm um olfato muito apurado e não gostam nada de certos odores como este.
Plantar, a cada cinco morangueiros, um cravo-de-tunes teremos morangos livres de caracóis.
COUVE & ALECRIM:O alecrim é uma conhecida erva aromática usada na preparação de pratos de carne e de acompanhamentos, como batatas. Na horta consegue afastar a borboleta-da-couve, impedindo que depois as lagartas comam as folhas das couves.
Devem ser colocados nas bordaduras dos canteiros.
BATATA & FEIJÃO:A batata e o feijão são bons companheiros na horta, gostam do mesmo tipo de solo e de clima. O feijão ajuda a fixar o azoto no solo e atrai insetos benéficos que atacam o escaravelho da batata. Devem semeados em parcelas alternadas, deixando espaço para ir apanhar o feijão, enquanto está verde.

Memória Descritiva:
Este trabalho é composto por sete pares de cartas, com catorze plantas companheiras na horta.
Uma vez que a turma tem apenas treze alunos, do 1º ao 4º ano de escolaridade, este trabalho foi realizado colaborativamente por todos, incluindo pais/EE.
O tema (a vantagem de associar plantas para afastar pragas e atrair insetos/animais benéficos) foi trabalhado nas aulas de Cidadania e nas AEC.
A pesquisa foi realizada por pais/EE e pelos alunos dos 3º e 4º anos. Posteriormente, foram escolhidos 7 pares e debatidas as vantagens da sua consociação. Os desenhos foram distribuídos pelos 13 alunos e um pela professora coordenadora do Eco Escolas. Depois de pintados com lápis de cor, em cartão de caixas de cereais, foram recortados pelos alunos do 4º ano e colados em cartões de cartolina reaproveitada de outros trabalhos.
Os nomes das plantas foram escritos por uma das encarregadas de educação.
A breve explicação também registada em pequenas cartas, muito úteis para associar ao jogo, pois vai se explicando os motivos da escolha dos pares, foi sistematizada pela professora coordenadora do Eco Escolas com base nas pesquisas realizadas pelos EE e alunos.
A coordenadora
Ana Luísa Melo