Plantas Companheiras

Escola Básica do Castro (Trofa)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
6º ano

N.º de participantes:
20

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Pimento e Beringela - As moléculas químicas libertadas pelo pimento para o ambiente repelem as pragas que podem afetar as beringelas.
Couve-Flor e Espinafres - O Espinafre tem hábito de crescimento atapetante e preserva a humidade do solo essencial ao bom crescimento da couve-flor.
Repolho e Feijão verde - Uma variedade de plantas no mesmo espaço constitui um inconveniente para os insetos que procuram um hospedeiro
Alho -francês de Tomate - Repelem as respetivas pragas.
Curgete e Milho - O milho cresce em altura e a curgete cobre o solo, ou seja, não entram em competição por área de solo.
Milho e Cenoura - a partilha de espaço é útil em termos de aproveitamento de recursos assim as plantas com diferentes ritmos de crescimento são boas como consociações.
Curgete e Rabanete - A curgete cobre o solo e preserva a humidade que é essencial ao bom desenvolvimento das cenouras.

Memória Descritiva:
Foi com muita curiosidade que os alunos do 6ºano aprenderam que certas plantas, quando associadas a outras, acabam por afugentar pragas e, consequentemente, evitar que o Homem recorra à utilização de químicos nocivos para o planeta.
A ilustração das plantas para o jogo -- na disciplina de Educação Visual só foi concluída por alguns dos alunos das diferentes turmas de sexto ano da escola, contudo foi muito importante todos sem exceção, terem compreendido alguns dos conceitos da agricultura biológica e o papel de todos nós para um Mundo mais sustentável.