Plantas Companheiras

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
1.º ano

N.º de participantes:
40

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
SALSA E CEBOLA – A salsa afasta a mosca da cebola, por causa do seu odor.
CEBOLA E ALFACE – a cebola e a alface utilizam nutrientes distintos no seu desenvolvimento, pelo que o seu crescimento, pelo que a consociação beneficia ambas as espécies
ERVILHA E CENOURA – A ervilha fixa e liberta para o solo nitrogénio, nutriente que ajuda no crescimento da cenoura.
ESPINAFRE E BERINGELA – o espinafre beneficia da presença de beringela por ser um legume alto que lhe dá alguma sombra, evitando que este floresça precocemente.
MILHO E FEIJÃO – O milho, devido à sua estrutura, torna-se tutor do feijão.
ABÓBORA E ALFACE - A abóbora mantem o solo húmido o que favorece o crescimento da alface.
TOMATE E ALFACE - O tomate por ter um porte alto, providencia sombra e consequentemente mantém a humidade do solo, o que favorece o crescimento das plantas.

Memória Descritiva:
Cada aluno do 1.º ano pesquisou, nas aulas realizadas à distância, com a ajuda dos seus pais, as plantas companheiras e a sua importância, escolhendo um par para colocar num documento, nas aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação. Nesse documento adicionaram o nome do legume e uma imagem pequena no mesmo. Neste seguimento, ilustraram a espécie e pintaram. Nas aulas de Educação Física, os alunos jogaram, aliando a prática de exercício físico à realização do jogo da memória e o jogo foi apresentado também às restantes turma do 1.º ciclo.