Plantas Companheiras

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
8º ano

N.º de participantes:
1

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Alface _ Couve – As Alfaces contribuem para o melhor desenvolvimento da couve, pois possibilita o afastamento da áltica da couve.
Alface _ Morango – Associação entre linhas de hortícolas com ciclos diferentes. Quando a primeira está pronta, a segunda planta ocupa o espaço da outra.
Alho Francês _ Cenoura – O alho-francês e a cenoura são conhecidos por repelirem as respetivas pragas.
Cebolo _ Alface – A cebola ajuda a repelir o piolho negro da alface.
Milho _ Feijão - O cultivo de milho como vizinho do feijão permite que o primeiro se torne no tutor do último.
Cenoura _ Alho Francês – O alho-francês e a cenoura são conhecidos por repelirem as respetivas pragas.

Memória Descritiva:
Na modalidade do E@D, foi elaborada uma pesquisa, no âmbito do Clube do Ambiente, Projeto PEPCI, sobre as plantas que se deviam plantar umas ao pé das outras de forma a que se beneficiassem mutuamente.
No regresso ao ensino presencial e iniciou-se as sementeiras e plantações na horta pedagógica, havendo o cuidado de se fazer de acordo com as consociações pesquisadas.
Posteriormente começou-se a pensar em elaborar o jogo da “Plantas companheiras” tendo como base o trabalho feito na horta.
Seguidamente, procedeu-se à pesquisa de imagens dessas plantas para que o aluno se inspirasse para o seu trabalho.
Posteriormente o aluno recortou os quadrados e desenhou as plantas escolhidas pintando-as com canetas.