Plantas Companheiras

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
7º ano + Centro de Apoio à Aprendizagem

N.º de participantes:
26

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
ABÓBORA/CAPUCHINHA: a capuchinha funciona como uma armadilha para as pragas como pulgões à volta da abóbora.
BATATA/FEIJÃO: o feijão repela o escaravelho-da-batata.
ERVILHA/CENOURA: a ervilha repela a mosca-da-cenoura.
MORANGO/CEBOLINHO: o forte aroma do cebolinho repela as lesmas da doçura dos morangos.
PIMENTO/CEBOLA: a cebola é extremamente eficaz em repelar as pragas do pimento.
SALSA/ESPARGO: a salsa repela o escaravelho do espargo e ajuda-o a crescer melhor.
TOMATE/CRAVO TÚNICO: o intenso aroma do cravo-túnico funciona como repelente natural da mosca-branca e pulgão do tomate.
TOMILHO/COUVE: o aroma do tomilho repela a mosca-da-couve.

Memória Descritiva:
Decorrente do cultivo de várias plantas na horta pedagógica, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), em articulação com alunos do 7.º ano, criaram um jogo de pares/de memória, resultante de uma parceria inclusiva.
Processo de construção:
Trabalho de pesquisa
1. Os alunos do CAA procederam, no âmbito das TIC e Português, à pesquisa das diferentes consociações e posteriormente à recolha da informação e leitura das diferentes consociações e respetivos benefícios;
2. Elaboraram uma tabela-síntese com 8 pares definidos de plantas companheiras na horta, incluindo o nome das associações e respetivas ilustrações;
3. Construíram as peças em cartolina, no âmbito da Matemática, aplicando a medida de comprimento definida, ou seja, 6 x 6 cm, para cada quadrado, tracejaram e recortaram 8 pares, isto é, 16 quadrados;
Ilustração
4. Nos diferentes quadrados recortados, os alunos de 7.º ano participaram, no âmbito da disciplina de Educação Visual, na elaboração dos desenhos das diferentes plantas constantes na tabela-síntese; na ilustração das várias plantas selecionadas e pintura do respetivo fundo de cada par com lápis de cor e na indicação do nome das espécies com caneta preta;
5. No lado oposto, os quadrados foram uniformizados com a indicação “Plantas companheiras” acompanhado do logotipo da Eco-Escola;
6. Finalmente, elaborou-se um saco com papel reutilzado para colocar as diferentes peças do jogo, que posteriormente foram plastificado para garantir uma maior durabilidade e higienização.
Materiais utilizados: cartolina, régua, lápis, lápis de cor, caneta, computador, cola, plastificadora, papel reutilizado e rafia verde
Intervenientes: alunos (CAA), alunos do 7.º ano, professores da UAE e professora de Educação Visual.