Plantas Companheiras

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
– pré-escolar 3 a 6 anos.

N.º de participantes:
16

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Identificação das espécies de cada par – Ervilha/ Cenoura ; Feijão/ Abobora; Cebola/Tomate; batata/ Milho; Alho/ Couve Repolho; Beterraba/ Alface.
Breve explicação da vantagem dessa consociação:
- ervilhas/cenoura, são duas culturas uma em altura outra baixa. Não competem pelos nutrientes do solo uma vez que a ervilheira desenvolver os seus frutos em altura enquanto a cenoura desenvolve o seu tubérculo abaixo do solo. A ervilheira protege a cenoura da mosca da cenoura.
- feijão/abóbora, cultura em altura contrapondo cultura baixa. A aboboreira faz coberto vegetal e mantem a humidade e a temperatura do solo.
- cebola/tomate, a cebola repele a maioria dos invasores. Cultura baixa e em altura.
- batata/milho, cultura em altura e baixa. A batata é uma cultura de crescimento mais rápido e o milho mais lento. Não competem pelo sol, nem por nutrientes uma vez que a batata é de raiz superficial em forma de tubérculo e o milho de raiz profunda.
- alho/couve repolho, o alho repele muitos invasores como a lagarta que se alimenta das folhas da couve. Culturas de raízes diferenciadas.
- beterraba/alface, a beterraba repele a lagarta que se alimenta das folhas das alfaces. A beterraba é uma cultura de crescimento mais lento que a alface.

Memória Descritiva:
A opção pelo recorte e colagem de imagens reais das hortícolas surgiu depois de várias tentativas de desenho por parte das crianças que apresentaram dificuldades de identificação da hortícola em causa, por parte das outras crianças do grupo. Na nossa horta foram cultivadas quase todas as culturas que estão nos pares, pelas próprias crianças. A escolha por estes pares de culturas hortícolas foram em grande medida por serem as mais conhecidos das crianças, pela qualidade do solo da nossa horta e pelo benefícios que todas elas plantadas próximas trazem umas às outras.
As interações bioquímicas são favoráveis ao crescimento de cada uma delas e nenhuma retira água, nutrientes, espaço físico e luz solar umas das outras.
A consociação de plantas incentiva a biodiversidade tanto de organismos no solo como de insetos, ajudando a reduzir surtos de pragas com o aumento da biodiversidade de predadoras, que se combatem. Desta forma aumenta também as barreiras contra a dispersão biológica de pragas.