Plantas Companheiras

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
3º e 4º anos

N.º de participantes:
19

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Plantas companheiras
O plantio consociado é um sistema no qual duas ou mais espécies são cultivadas em conjunto, permitindo uma interação biológica benéfica para todas as espécies cultivadas.
A companhia de duas ou mais espécies permite otimizar o uso de recursos ambientais, como nutrientes, água e radiação solar, uma vez que as espécies de plantas possuem ciclos de crescimento diferentes. Dessa forma, as plantas companheiras não competem por nutrientes, espaço, luz e nem apresentam efeitos tóxicos umas sobre as outras.
A consociação de plantas compatíveis também incentiva a biodiversidade, proporcionando um habitat para uma variedade de insetos e organismos no solo que não estão presentes na monocultura. Isto por sua vez, ajuda a limitar surtos de pragas, aumentando a biodiversidade de predadores.
O cultivo de plantas companheiras é uma alternativa para o controle biológico de pragas e uma ferramenta para a agricultura orgânica.
Tomate/cenoura - Estas duas espécies são companheiras na horta. As cenouras devem ser plantadas quando as plantas de tomateiro são pequenas, crescem juntas e estão prontas para colher por volta do momento em que as plantas de tomateiro ocupam espaço.
Beterraba e cebola – Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor. O cheiro característico da cebola repele pragas.
Batata e feijão – Estas duas espécies são companheiras na horta. A sua plantação deverá ser feita em filhas alternadas. A consociação é favorável à compartilha de nutrientes importantes, dando assim, mais força às suas raízes. Favorece o seu crescimento, acentua o sabor e repele o escaravelho da batata.
Alho francês e cenoura – Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor. O alho francês repele a mosca da cenoura.
Milho e ervilha – Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor.
Alface e pepino – Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor.
Couve flor e cebola - Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor. A cebola evita o ataque das lesmas e lagartas à couve flor.
Salsa e cenoura - Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor. A salsa repele a mosca da cenoura.
Brócolos e beterraba - Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor.
Beringela e ervilha - Estas duas espécies são companheiras na horta. A consociação favorece o seu crescimento e acentua o sabor.

Memória Descritiva:
EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula
Desafio: Plantas Companheiras
Memória Descritiva:
O desafio nacional “Plantas Companheiras” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola, da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa das Hortas Bio nas Eco-Escolas do Programa Nacional Eco-Escolas, junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de expressão plástica, a professora Ana Freitas divulgou este desafio, junto dos alunos do 3º e 4º anos, apresentando o regulamento do mesmo de modo a dar início à sua concretização.
Em casa, os alunos recolheram, junto dos pais e avós, informações sobre o tema de modo a obterem dados concretos, para a concretização da atividade.
Em contexto de sala de aula, cada aluno apresentou à turma os dados recolhidos, em casa, tendo-se registado, no quadro, informações concretas sobre o tema.
Após o registo, realizou-se uma análise aos dados/informações, para seleção de 10 consociações, seguindo-se uma pesquisa na internet para fundamentação das mesmas.
Uma vez concluídas as fundamentações das consociações selecionadas, passou-se à representação das mesmas, através do desenho e pintura.
Este desafio permitiu aos alunos ficarem a conhecer algumas consociações que podemos fazer nas nossas hortas, as suas vantagens para o desenvolvimento das culturas agrícolas, e o seu contributo para a conservação das caraterísticas do solo.
A nossa participação neste desafio veio igualmente aumentar os conhecimentos dos alunos sobre os princípios da agricultura biológica, veio ainda enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância de protegermos os nossos solos e o Meio Ambiente.
Metodologia utilizada/processo de construção do trabalho:
1- Apresentação do desafio à turma 3º e 4º anos de escolaridade nas aulas de expressão plástica das AEC´s;
2 – Recolha de informações junto dos encarregados de educação e familiares;
3 – Partilha e registo das informações recolhidas pelos alunos;
4 – Pesquisa de informações na internet sobre os benefícios das consociações de plantas;
5 – Seleção de 10 consociações de plantas para a realização do trabalho;
6 – Representação, através de desenho, das consociações;
7 – Pintura/ilustração dos trabalhos;
8 – Reutilização de uma caixa de cartão e decoração da mesma para colocar o Jogo de Memória;
9 – Divulgação do jogo às outras turmas da escola;
10 – Atividade lúdica de exploração do jogo.
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