Plantas Companheiras

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
6ºano

N.º de participantes:
50

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Milho + feijão: O feijão atrai insetos benéficos que atacam as pragas do milho, como cigarrinhas. Se o feijão for de trepar pode ainda aproveitar os caules de milho para o efeito.
Rabanete + pepino: O rabanete plantado perto do pepino ajuda a afastar os insetos que atacam as suas folhas.
Alho-francês + cenoura: o alho-francês afasta a mosca-da-cenoura (psila rosae) e, por sua vez, as cenouras repelem a traça do alho-francês.
Tomate + repolho: O cheiro do tomateiro é repelente para as larvas da traça, lagartas que fazem grandes buracos nas folhas do repolho.
Melão + cebola: Colocar uma cebola junto de cada pé de melão evita o fusário (fungo).
Batata + ervilha: A ervilheira ajuda a enriquecer os níveis de azoto ou nitrogénio do solo, favorecendo o desenvolvimento das batateiras.

Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais e de Articulação, no âmbito da abordagem de conteúdos relacionados com a Alimentação Saudável e Sustentável, da importância das plantas como fonte de alimento e riqueza nutricional, bem como na exploração de práticas e técnicas de cultivo sustentáveis, enquadradas na implementação de Hortas Biológicas nas escolas e em casa.
O desafio foi lançado a duas turmas de 6º ano, ao qual aderiram com motivação. Na fase inicial procederam à pesquisa dos pares de plantas companheiras e a razão justificativa dessa consociação através da consulta de informação nos links sugeridos na página do projeto/desafio, assim como de outros links que consideraram pertinentes:
https://plantityourselfkids.wordpress.com/2016/09/21/o-beneficio-de-plantas-companheiras/
https://cultivosdacaseiro.pt/jardinagem-ecologica/plantas-companheiras-e-cultivos-favoraveis/
https://asenhoradomonte.com/blog/
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/consociacoes.pdf
Na fase seguinte, procedeu-se à elaboração das instruções do jogo, ilustração das plantas escolhidas e das respetivas peças. Num total de 12 peças, encontram-se 6 pares de plantas companheiras que desafiam o jogador a (re)conhecer a importância da consociação nas culturas.