Plantas Companheiras

Anadia ( 2 trabalhos )

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

O desafio foi lançado na aula de Ciências Naturais do 5º ano de escolaridade, ainda durante ensino não presencial. Após uma breve explicação sobre o que são plantas companheiras, e os benefícios das consociações de culturas, foram disponibilizados alguns links […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

O trabalho foi realizado no ensino não presencial, na disciplina de ciências naturais do 5ºano de escolaridade. Numa primeira aula, as professoras lançaram o desafio, fazendo uma explicação prévia sobre o assunto. Disponibilizaram aos alunos o link do regulamento do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arganil ( 1 trabalho )

Escola Básica 2, 3 de Arganil (Arganil)

Esta atividade foi desenvolvida no Clube de Artes e ideias com alunos do 5ºanos e 8º anos, os alunos estiveram e ficaram muito motivados com todas as informações recolhidas. A seguir puseram em prática tudo o que aprenderam e com […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 1 trabalho )

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

O meu nome é Ana Sofia de Almeida Paixão e tenho 13 anos. Comecei por efetuar a pesquisa das consociações de plantas nas várias fontes bibliográficas facultadas no regulamento do projeto, alargando depois a minha pesquisa a outras fontes. Registei […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 1 trabalho )

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

O trabalho de pesquisa foi feito a partir do material fornecido pela ABAE e a ilustração dos pares foi feita através dos livros de Fernanda Botelho. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Celorico de Basto ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Gandarela (Celorico de Basto)

Na modalidade do E@D, foi elaborada uma pesquisa, no âmbito do Clube do Ambiente, Projeto PEPCI, sobre as plantas que se deviam plantar umas ao pé das outras de forma a que se beneficiassem mutuamente. No regresso ao ensino presencial […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

JOGO DE MEMÓRIA "Plantas Companheiras" Nas aulas de ensino à distância e já no ensino presencial, na disciplina de Ciências Físicas e Naturais, a turma PIEF desenvolveu este desafio com o objetivo de conhecer algumas associações favoráveis entre plantas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

Jogo de Memória – Plantas Companheiras EHTC O jogo da memória, criado pelos alunos da EHTC, é um jogo simples, que pretende estimular a criatividade, a imaginação e exercitar a memória e o raciocínio em qualquer idade, além de proporcionar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Pardilhó (Agrupamento de Escolas de Pardilhó) (Estarreja)

Foi apresentado o concurso, em aula de Educação Visual, através da projeção de informação, tanto escrita como em imagens por parte da plataforma Eco escolas Abae. Lido o regulamento, os alunos tiveram a liberdade de fazer pesquisas individuais e escolher […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

O desafio foi lançado no ensino não presencial, na hora do conto/ Biblioteca, a partir da história “João e o Pé de Feijão”. Após uma breve explicação sobre as plantas companheiras, os alunos do 2º Ano, com a ajuda dos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1, 2 e 3 ciclos Professor Carlos Teixeira (Fafe)

Os alunos associaram um cultura com a companheira. Efetuaram a ilustração e a respetiva tradução em inglês. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Este trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais e de Articulação, no âmbito da abordagem de conteúdos relacionados com a Alimentação Saudável e Sustentável, da importância das plantas como fonte de alimento e riqueza nutricional, bem como na exploração […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Os alunos visualizaram as informações através do seguinte link: https://hortasbio.abae.pt/desafios-2020-2021-plantas-companheiras/; Selecionaram com a ajuda das docentes de Educação Visual quais os pares que iam ilustrar; Elaboração do jogo de memória com os diversos passos: seleção de materiais reciclados, pinturas, recortagens, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Esta atividade foi realizada nas atividades extracurriculares do Núcleo Ambiental e Expressão Plástica. Propusemos aos alunos esta atividade conjunta, fizemos uma breve apresentação ao tema das consociações. Posteriormente distribuímos os cultivares por pares de alunos, segundo uma tabela de consociações. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Miranda do Corvo ( 1 trabalho )

Escola Básica de Moinhos (Miranda do Corvo)

O título deste projeto chamou à atenção dos alunos. Perguntaram o que eram plantas companheiras e ficaram motivados por aprender sobre este tema. 1º PASSO Pesquisar sobre o significado de “plantas companheiras”. Aluno A: Plantas que combinam, que são amigas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Neste desafio foi inicialmente proposto aos alunos que investigassem na Internet as diferentes consociações de plantas que podem ser cultivadas numa horta. De seguida cada aluno escolheu 2 conjuntos de plantas companheiras e fizeram a sua representação gráfica, cada uma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Decorrente do cultivo de várias plantas na horta pedagógica, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), em articulação com alunos do 7.º ano, criaram um jogo de pares/de memória, resultante de uma parceria inclusiva. Processo de construção: Trabalho […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )

Colégio RiK&Rok Carnaxide (Oeiras)

O trabalho de pesquisa, para a realização do projeto Plantas Companheiras, foi realizado através de vídeos e pesquisa online, seguiu-se depois algumas experiências acerca da germinação do feijão e sua evolução. Devido a curiosidade que despertou, acabámos por mostrar toda […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 1 trabalho )

Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Foi com muito entusiasmo que os alunos do 6ºano (turmas A e B), no âmbito do seu Projeto Interdisciplinar subordinado ao tema “A horta biológica”, abraçou o Desafio “Plantas Companheiras”. Na modalidade do E@D, em pequeno grupo de trabalho os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 2 trabalhos )

Associação de Promoção Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Moita do Boi (Pombal)

Descrição do trabalho de Matilde Fernandes 1º-Pesquisou no gogle nomes de plantas companheiras 2º - Analisou os efeitos que se iam obter em fazer estas consociações 3º - Selecionou seis pares de plantas companheiras e trabalhou sobre elas Elaboração do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

Na história da agricultura e até surgir a Agricultura Convencional, praticava-se a consociação de culturas. A consociação é uma prática agrícola com mais de 1000 anos de história na China tendo sido praticada por outros povos de antigas civilizações como […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta Delgada ( 1 trabalho )

Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)

Esta atividade surgiu na sequência da construção de uma horta pedagógica na nossa escola e no facto da turma PCA (Programa Curricular Adaptado) ser parte integrante do Clube Eco-Escolas. Os alunos começaram por escolher quais as plantas que gostariam de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)

A turma C do sexto ano foi desafiada a participar no projeto “Plantas Companheiras” por ser uma das turmas responsáveis pela horta biológica da nossa escola. Assim, fazia todo o sentido aumentar os conhecimentos relacionados com uma prática sustentável de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 2 trabalhos )

Colégio D. Duarte (Porto)

Na disciplina de oferta complementar, em que habitualmente tratamos do nosso talhão que temos em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo, da câmara do Porto, e no âmbito da agricultura biológica, desafiamos os alunos a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

Após a apresentação do projeto «Plantas Companheiras», os alunos começaram o trabalho por uma breve discussão sobre o que se entendia por plantas companheiras. Posteriormente, passaram a uma pesquisa, nos computadores do colégio, sobre algumas plantas companheiras, quais as vantagens […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Neste desafio, as crianças investigaram as diferentes consociações e posteriormente semearam na nossa Horta Bio. Essa pesquisa foi realizada em conjunto recorrendo à internet. Concluíram que a consociação de algumas plantas favorece o crescimento das mesmas e poderá protegê-las de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 2 trabalhos )

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

Este desafio foi proposta a três turmas de 8º ano no âmbito das disciplinas de Geografia (tema "Agricultura") e Cidadania. A consociação foi abordada na aula de Geografia quando se estudou a agricultura biológica. Em grupo os alunos pesquisaram os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Alto dos Moinhos (Sintra)

Maria Barreto: Um dos desafios do Eco-Escolas é fazer um jogo chamado "Plantas companheiras". • Este jogo consiste em investigar as diferentes consociações que podem ser cultivadas numa horta, através da criação de um jogo de pares/jogo da memória. • […]

Ver a página do trabalho aqui.

Trofa ( 1 trabalho )

Escola Básica do Castro (Trofa)

Foi com muita curiosidade que os alunos do 6ºano aprenderam que certas plantas, quando associadas a outras, acabam por afugentar pragas e, consequentemente, evitar que o Homem recorra à utilização de químicos nocivos para o planeta. A ilustração das plantas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vendas Novas ( 1 trabalho )

Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Para lançar este desafio, procedeu-se à visualização dos vídeos disponibilizados na página Eco- Escolas e à pesquisa na internet, de forma a conhecer as diferentes consociações que podem ser cultivadas numa horta, bem como as suas vantagens. Com as informações […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )

Escola Básica D. António de Ataíde (Vila Franca de Xira)

O projeto iniciou-se dia 11 de fevereiro, no E@D, com o tema “Plantas companheiras”, na disciplina de Laboratórios de Aprendizagem "Ambientee Vida saudável" (nova disciplina do Plano de Inovação). Os alunos seguiram o método científico para investigar. Os alunos procuraram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Cerveira ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

Desde os primórdios da civilização que o Homem se preocupa com a prática da agricultura e como melhorar as suas produções agrícolas. Com progresso civilizacional, a proteção do meio ambiente e consequentemente com a biodiversidade, a agricultura biológica tornou-se um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 3 trabalhos )

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

O trabalho de pesquisa e de ilustração foi realizado pelos alunos do Clube eco-escolas nas aulas de ensino à distância. Foi proposto a cada alunos que fizesse uma pesquisa sobre um par de culturas que beneficiasse da companhia um do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Depois de uma breve explicação sobre as plantas companheiras e da leitura do regulamento, 12 alunos do 3º ano quiseram participar no desafio "As plantas companheiras". Foi pedido à empresa Jomarsil (Empresa transformadora de papel), elemento do Conselho Eco Escolas, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

O trabalho de pesquisa foi na internet e recolha de informações junto de familiares, chegando aos pares que fazem parte do jogo, utilizando para fazer a ilustração, cartolina, lápis, marcadores coloridos, cola, tesoura e imagem decorativa. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 3 trabalhos )

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

"Através da internet, pesquisei quais plantas poderiam ser companheiras, trazendo benefícios mútuos. Depois de ter escolhido os seis pares, recortei pedaços de cartão e tentei desenhar e pintar o melhor possível a planta representada. Identifiquei cada par com um número, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Inicialmente, numa aula de Geografia, foram-nos apresentadas diversas propostas de trabalho no âmbito dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres Para o Ambiente, de entre os quais escolhemos o projeto “Plantas companheiras”. Este consistia em fazer um jogo da memória com […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Ainda durante o período de confinamento, nas aulas online de Expressão Plástica, foi lançado o desafio da construção de um jogo da memória das "Plantas Companheiras". Após uma abordagem do assunto, pelos professores titulares de turma, foi pedido aos alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 2 trabalhos )

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

A atividade “Plantas companheiras” foi desenvolvida durante o ensino presencial, com a turma do 8º B na disciplina de Ciências Naturais. Após apresentação do projeto através da explicação prévia do desafio e da visualização da plataforma do Programa Eco-Escolas, os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Os trabalhos forma realizados pelos alunos do 8.º E na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos realizaram de forma autónoma todas as fases do projeto, nomeadamente as pesquisas e os desenhos. Plastificaram cada planta de forma a poderem colocar […]

Ver a página do trabalho aqui.