Os Animais da Horta

Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As vantagens constam no trabalho de pesquisa sobre a abelha, documento anexado alusivo à espécie.

Formas de os atrair e manter:
A informação consta no trabalho de pesquisa sobre a abelha, documento anexado alusivo à espécie.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As vantagens constam no trabalho de pesquisa sobre a joaninha, documento anexado alusivo à espécie.

Formas de os atrair e manter:
A informação consta no trabalho de pesquisa sobre a joaninha, documento anexado alusivo à espécie.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As implicações e desvantagens constam no trabalho de pesquisa sobre o caracol, documento anexado alusivo à espécie.

Formas de os combater:
A informação consta no trabalho de pesquisa sobre o caracol, documento anexado alusivo à espécie.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As implicações e desvantagens constam no trabalho de pesquisa sobre a lagarta, documento anexado alusivo à espécie.

Formas de os combater:
A informação consta no trabalho de pesquisa sobre a lagarta, documento anexado alusivo à espécie.

Memória descritiva:
Idade dos alunos: dos 10 aos 17 anos
Envolvimento dos alunos: O envolvimento dos alunos foi muito bom em todas as áreas, tal como será explanado na memória descritiva, salientando que os alunos quando vão para a horta escolar, tentam encontrar os animais prejudiciais ou benéficos para as suas culturas.
Memória descritiva:
O projeto foi realizado por alunos da Unidade de Multideficiência, da Unidade de Autismo e alunos com medidas adicionais, do Agrupamento. Ao longo do anterior e presente anos letivos a Horta Escolar está a ser dinamizada por estes alunos, por ser uma área do interesse de todos e também por lhes ser uma área próxima, ou seja, uma área com que se identificam.
Devido às suas problemáticas foram apresentados aos alunos, imagens e pequenos vídeos de vários “animais” que normalmente eles encontram na horta e assim foi-lhes explicado os que ajudam e os que prejudicam, dando exemplos de acontecimentos que já tinham observado na própria horta. Após esta apresentação, os alunos escolheram os animais de que queriam saber mais. Partiram para a pesquisa, que foi sempre orientada pelos professores de Educação Especial que os acompanham.
Em relação à ilustração das espécies, foi facultado aos alunos desenhos das mesmas e após a associação do desenho à espécie e se é benéfica ou não, foram ilustrados ou realizados trabalhos práticos.