Os Animais da Horta

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Nome – libelinha
Revestimento – exosqueleto com quitina
Locomoção - voo com quatro asas
Alimentação - carnívoro, que se alimenta de mosquitos, moscas, vespas, abelhas e até mesmo de borboletas e outras libelinhas
Habitat - perto de zonas com água estagnada como charcos e riachos
Características - são animais benéficos para a horta porque comem outros insetos que podem prejudicar as plantações.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair libelinhas tem de se ter água (pequeno charco) com mosquitos.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Nome: Joaninha
Revestimento: quitina
Locomoção: marcha
Alimentação: insetos (especialmente invertebrados)
Habitat: Florestas, jardins, hortas etc…
A joaninha faz bem à horta porque come os animais que fazem mal à horta, como os pulgões.

Formas de os atrair e manter:
Como atrair: ter insetos na horta, criar zonas com água e aposte em variedades botânicas, como é o caso de gerânios, funcho, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Nome: Lagarta:
Revestimento – na fase de inseto adulto é quitina
Locomoção - reptação
Alimentação – nesta fase de desenvolvimento é herbívoro porque se alimenta das folhas das plantas
Habitat – locais como jardins e hortas, onde existem árvores e plantas para se alimentarem e se desenvolverem.
Características - são animais prejudiciais para a horta porque comem as folhas das plantações.

Formas de os combater:
Para afastar as lagartas tem de se fingir que já existem predadores no local, colocando por exemplo ovos para parecer que há pássaros lá. Pode-se também cultivar algumas plantas que atraiam insetos benéficos à horta, como milefólio, coentro, funcho ou endro, que podem atrair insetos benéficos, que sejam predadores de outros insetos, incluindo as lagartas.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Nome- Caracol
Habitat- Horta
Revestimento- Concha univalve
Locomoção- Reptação
Alimentação- Plantas
Reprodução- Hermafroditas
Os caracóis são definidos como moluscos terrestres mais propriamente pertencem á classe do gastrópode, possuem concha espiralada que é o seu esqueleto externo.
A concha do caracol é constituída de calcário e pesa pouco mais de um terço do seu peso total.
É considerado um animal invertebrado, devido ao corpo mole e longo, embora envolvido pela concha.
Podem viver em ambientes de solo húmido.
Os caracóis, na sua maioria comem verduras como couves, alfaces e alguns frutos tais como, melancia, banana, maça.
O caracol é hermafrodita, ou seja, possuí 2 sexos, mas necessita de um parceiro para realizar o acasalamento e fecundação.
Dependendo da espécie, cada um deposita, em média 100 a 300 ovos.
Os caracóis são prejudiciais para a horta porque destroem as hortas.
O caracol e prejudicial a agricultura devido ao seu apetite voraz pois conseguem destruir uma plantação inteira de produtos hortícolas em pucos dias.

Formas de os combater:
Como afastar os caracóis prejudicial?
Uma das maneiras de afastar os caracóis das hortas e plantar ervas aromáticas como o tomilho, sálvia, por iscas toxicas, cal ou cinza.

Memória descritiva:
Em algumas turmas, os alunos iniciaram o seu trabalho partir do estudo dos animais na disciplina de ciências da naturais pesquisaram os animais que habitam as nossas hortas e realizaram um BI de dois animais à sua escolha, um benéfico e um prejudicial, tendo em conta a forma, o revestimento, a alimentação a locomoção e reprodução bem como a sua função na horta
Simultaneamente nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica pesquisaram imagens desses animais e trabalharam a ampliação pela quadricula, as texturas, as gradações de cinzentos e a comunicação visual, criando um “livro sem fim”. Na disciplina de Português corrigiram-se e organizaram-se os textos de pesquisa.
Outras turmas realizaram trabalho de pesquisa; criação de apresentações multimédia com breve explicação, para cada espécie, das vantagens/ implicações de cada espécie na horta e formas de os atrair/combater; fotografias de animais da horta tiradas na horta da escola e inseridas nas apresentações multimédia; ilustrações, em folhas de tamanho A4, dos animais da horta, que foram posteriormente digitalizadas e inseridas nas apresentações multimédia.