Os Animais da Horta

Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Abelhas - eficazes no processo de polinização e na biodiversidade.

Formas de os atrair e manter:
Abelhas – Plantar flores coloridas e plantas aromáticas e também criar locais de abrigo e locais com água, tais como lagos.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Joaninhas - principais responsáveis pelo controlo da praga dos pulgões (que se alimentam da seiva das plantas e destroem as hortas) e das larvas, ácaros e pequenas lagartas que são prejudiciais as plantas e aos seres humanos.

Formas de os atrair e manter:
Joaninhas – Cultivar plantas e flores que atraiam joaninhas tais como coentros, erva-doce, anis, cenouras entre outras. Também devemos fornecer locais de abrigo, disponibilizar água e não usar inseticida nas plantas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Caracóis – danificam folhas, caules, flores e bolbos. Para além de se multiplicarem rapidamente.

Formas de os combater:
Caracóis – Plantar tomilho, segurelha e sálvia (por terem aromas muito intensos), atrair animais que se alimentem de caracóis, por ex,; sapo, melro, estorninho e escaravelho.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Formigas – São insetos que causam muita destruição e oferecem riscos à saúde.

Formas de os combater:
Formigas – Utilização de repelentes naturais (tais como, solução aquosa de alho), detergente biodegradáveis (tais como, detergente com vinagre); utilização de borras de café e plantação de ervas aromáticas ao longo da horta entre outros.

Memória descritiva:
Foi lançado o desafio à turma, de observarem e registarem através de desenho à vista os “bicharocos” que vivem na horta.
Envolveram-se os encarregados de educação a participarem neste desafio, de modo a ajudar os seus filhos a investigarem nos animais observados quais os que beneficiam ou prejudicam a horta.
Depois na escola as crianças apresentaram em contexto de sala de aula o trabalho realizado em casa com os encarregados de educação.
Seguidamente foi discutido e realizada uma tabela onde os alunos distribuíram os animais observados em duas categorias (benéficos e prejudiciais).
Por fim respondemos às questões abordadas através de uma investigação.