Os Animais da Horta

Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Colabora na produção de húmus, matéria orgânica composta por fezes e a decomposição de animais e restos orgânicos de plantas. O húmus é altamente nutritivo para o solo.
Cavam túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação.

Formas de os atrair e manter:
Manter a terra húmida com matéria orgânica em decomposição

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As moscas-das-flores colocam os seus ovos no meio das infestações de afídeos (pulgões). Quando os ovos eclodem, as larvas comem os afídeos, tornando-se muito eficazes no seu controlo

Formas de os atrair e manter:
Plantar e/ou preservar flores coloridas (de jardim ou campestres)

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Danificação de folhas, caules, flores e bolbos.

Formas de os combater:
Colocar cascas de ovo à volta das plantas mais vulneráveis ou, até, ao redor da horta. Além dos caracóis evitarem passar por cima das cascas afiadas, estas podem contribuir para o aumento de nutrientes disponíveis no seu substrato.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o que pode atrair fungos, bactérias e formigas. Ficam geralmente alojados nas folhas mais jovens ou recém nascidas e provocam uma redução do crescimento e da produtividade das plantas.

Formas de os combater:
Plantar alho ou cebola entre culturas, por serem um repelente natural destes insetos.
Plante calêndula, coentros, endro ou funcho para atrair as joaninhas que são as suas principais predadoras.

Memória descritiva:
Numa primeira fase foi criada uma pequena horta com plantação de alguns vegetais e sementeira de leguminosas. Posteriormente as crianças foram observando o crescimento das plantas e os bichinhos que por ali surgiram, não só na horta como em todo o canteiro, onde existem flores diversas. Essa observação foi realizada de forma direta, na planta ou mão da criança, mas também usando lupas e copos-lupa. Como complemento à pesquisa de informação sobre as espécies encontradas, visitamos algumas páginas na web e livros informativos onde recolhemos as informações mais detalhadas.