Os Animais da Horta

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As Joaninhas são importantes nas hortas porque se alimentam de pulgões e outros insetos sugados da seiva das plantas. São importantes predadores destas pragas tanto na fase adulta como na fase de larvas.

Formas de os atrair e manter:
Para atrais as joaninhas, como elas também se alimentam de pólen, é importante ter canteiros com as plantas preferidas das joaninhas espalhadas pela horta.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são responsáveis pela polinização. Como as abelhas andam de flor em flor, transportam o polén para outras plantas, permitindo a fecundação, produzindo frutos e sementes.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair e manter as abelhas na horta/quinta devemos: - plantar uma variedade de plantas que atraem as abelhas de preferência azuis, brancas, amarelas e púrpuras; - ter plantas que floresçam sequencialmente, para haver sempre flores e planta-las afastado das zonas de paisagem; -podem-se construir abrigos para abelhas, como por exemplo: utilizar um tronco seco (fazerem-se vários buracos para servir de abrigo).

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta é prejudicial nas hortas porque se alimenta de várias hortaliças: couves, repolhos, brócolos... Deixando um rasto de destruição.

Formas de os combater:
Para combater a lagarta da couve da horta deve-se plantar eras aromáticas (ervas, cidreira, tomilho, salvia...)

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis alimentam-se das flores, dos caules, das folhas e dos bolbos dos produtos hortícolas. Provocando grandes estragos nas hortas.

Formas de os combater:
Para afastar os caracóis das hortas deve-se: ter plantas que funcionem como repelentes naturais, como o tomilho, o anis e outras; - ter na horta animais que capturem os caracóis, como lagartos, sapos, lagartixas.
Existem alguns truques para afastar os caracóis como: - colocar cascas de ovo à volta das plantas; - espalhar serradura à volta das hortas.

Memória descritiva:
Os alunos do 3º/4º anos foram desafiados para desenvolver este trabalho. Estes alunos foram distribuídos em grupos de trabalho, tendo como primeira tarefa identificar os animais prejudiciais e benefícios/auxiliares.
Após a definição dos animais que cada grupo trabalhará passou-se à fase de pesquisa de informações sobre: vantagens da sua presença na horta; formas de os atrair e manter; implicações/desvantagens da sua presença na horta; formas de os combater. Para os auxiliares nessa tarefa e esclarecer as dúvidas que foram surgindo durante a fase de pesquisa, a Escola convidou a coordenadora da Quinta da Maúnça - Espaço Educativo e Florestal da Guarda, como vasta experiência na dinamização de hortas biológicas.
Respondidas às dúvidas/curiosidades relativamente aos animais da horta, passou-se à parte da ilustração dos desenhos. Nesta etapa, os alunos realizaram uma saída de campo para observar "in loco" algumas da plantas como forma de servir de inspiração para as ilustrações. Regressados à sala de aula os alunos realizaram a respectivas ilustrações.