Os Animais da Horta

Jardim de Infância de São Brás (Amadora)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
- A Joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle dos famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas;
- A sua dieta inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos;
- Uma Joaninha é capaz de devorar 200 pulgões por dia.

Formas de os atrair e manter:
- Devemos ter no nosso jardim plantas com flores planas (como almofadas de pouso9 ou em forma de funil (exemplo de algumas plantas: angélica, calêndula, coentros, cosmos, cenoura, dente-de-leão, etc);
- Eliminar o uso de inseticidas;
- Regar as folhagens das plantas e colocar recipientes rasos com água para as joaninhas beberem;
- Também se podem construir abrigos, pois nos meses de outono e inverno as joaninhas adultas entram em estado de dormência.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
- A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo o importante controle sobre as pragas e animais indesejados ou prejudiciais;
- Elas comem sem parar e apesar da aparência frágil, são capazes de consumir até 30 moscas por dia;
- São pequenos seres que só fazem bem ao jardim e/ ou hortas.

Formas de os atrair e manter:
- Ter um lago no jardim;
- Colocar plantas aquáticas à volta do lago;
- Colocar vários arbustos à volta do lago;
- Espalhar pedras à volta do lago;
-Colocar tudo de modo a que o lago receba muita LUZ.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
- O Caracol apesar de ter fama de lento, pode provocar danos consideráveis numa horta;
- Danificam as folhas, os caules, as flores e bolbos;
- Multiplicam-se muito rapidamente, o que consequentemente apenas ajuda a causar mais estragos.

Formas de os combater:
- Uma das formas de combater os caracóis é plantar Capuchinhas na horta ou perto dela, uma vez que estas plantas atuam como um repelente natural, não só paras os caracóis, como também para as lesmas;
- Algumas espécies como os lagartos e as lagartixas, também são um bom aliado pois ajudam as combater os caracóis;
- Ter água por perto ou pequenas pedras é fundamental para atrair os predadores do caracol;
- Um truque é colocar cascas de ovo à volta das plantas, o que evita a passagem do caracol, uma vez que as cas cas partidas são muito afiadas.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
- Os pulgões são insetos de 5mm de comprimento, de cores variadas, que atacam a seiva dos vegetais e deixam um líquido açucarado, o qual pode atrair fungos, bactérias e formigas;
- O pulgão suga a seiva das plantas e rouba a água e os nutrientes destas, deixando-as muito fracas;
- As folhas novas das plantas ficam amarelas e enroladas.

Formas de os combater:
- Eliminação de plantas hospedeiras;
- Controle biológico por inimigos naturais (joaninhas, libélulas, etc);
- Uso de cobertura do solo co material repelente ao pulgão;
- Controle alternativo para o pulgão e que pode ser utilizado para a agricultura biológica, ajudando a preservar os seus inimigos naturais, é o uso de sabão neutro, na rega das plantas e lavagem das folhas afetadas.

Memória descritiva:
Numa primeira fase abordámos o tema na sala de aula, quando foram transplantados os feijões da Experiência da Germinação, para as pequenas hortas que criámos nas diferentes salas, com vasos improvisados e reutilizados. Foram apresentadas imagens, onde as crianças puderam identificar os vários animais "amigos e inimigos" e as crianças realizaram uma ficha de consolidação de conhecimentos, na qual identificaram/ pintaram os animais benéficos e riscaram os prejudiciais.
De modo a envolver os pais, desafiámo-los a realizar algumas pesquisas com os filhos, acerca dos insetos que eles tinham gostado mais. A informação apresentada anteriormente, é um apanhado das pesquisas realizadas pelas crianças com os pais em vários sites.
Segundo os pais, para realizarem os desenhos, as crianças escolheram as imagens que mais gostaram e tentaram de alguma forma reproduzi-las, desenhando-as e colorindo-as.