Os Animais da Horta

Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, a sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.
Como alertava Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

Formas de os atrair e manter:
Pode-se atrair abelhas ao plantar flores silvestres, frutas e vegetais; ao permitir que o jardim detenha uma pequena fauna; e ao fornecer água e abrigo às abelhas.
As abelhas possuem uma ótima visão no que diz respeito às cores. Faz parte da rotina delas identificar flores e colher o néctar, então, algumas cores podem atrair facilmente as abelhas, como as cores azul, branca, vermelha, amarela e roxa.
Flores amontoadas irão atrair mais a atenção as abelhas do que flores aleatórias espelhadas no jardim.
As abelhas preferem lugares ensolarados e protegidos do vento forte.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Desde do final do século XVIII que a joaninha é utilizada para controlar pestes. Muitas espécies de joaninhas podem ser benéficas a toda e qualquer produção agrícola e até ao jardim. Trata-se de um dos maiores predadores de acarídeos (piolho / pulgões das plantas), que são na sua generalidade considerados pestes dos espaços verdes. Protegendo a população de joaninhas e até fazendo com que aumente estamos a promover o combate a estas pestes. Reduzindo a sua presença de uma forma natural, barata e sem problemas ambientais. Assim é possível evitar completamente o uso de pesticidas ou outros químicos prejudiciais ao ambiente.

Formas de os atrair e manter:
É necessário criar condições para que colónias de joaninhas e outros insetos benéficos prosperem na horta / jardim:
- Pontos de água permanentes o mais natural possível ( tipo um pequeno charco integrado na terra );
- Plantas produtoras de pólen. O pólen faz parte da dieta das joaninhas, portanto é imprescindível ter canteiros espalhados pela horta com algumas das seguinte variedades de plantas: lírios, túlipas, girassol, erva doce, manjericão, coentros, cominhos, angélica, cenouras, hortelã, malmequer, cosmos
e dente de leão.
- Plantar e semear as plantas que se gosta: elas irão crescer e atrair o piolho / pulgões que são o alimento predileto e imprescindível das joaninhas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão verde provoca danos diretos e indiretos na cultura. Os danos diretos são provocados devido ao seccionamento contínuo de seiva, que prejudica o crescimento da planta atacada. Causa o encarquilhamento das folhas. Os danos indiretos ocorrem com a picada do inseto, que favorece a inoculação de vírus causadores de moléstias.

Formas de os combater:
Existem vários inimigos naturais predominando o parasitóide Aphidius sp. e os predadores Cycloneda sanguinea, Pseudodoros sp. e Alegrapta sp., que proporcionam bom controle deste pulgão.
O controle químico deve ser feito com pulverizações com inseticidas registados para as culturas e seletivo aos inimigos naturais da praga.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Apesar de ter fama de lento, o caracol pode provocar danos consideráveis na horta da noite para o dia. Além de danificarem folhas, caules, flores e bolbos, são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente pela horta / jardim.

Formas de os combater:
Existem várias formas de combater o caracol:
- O que plantar: Plante Anis ou Capuchinhas na horta ou perto dela, estas plantas são repelentes naturais para Caracóis e Lesmas.
- O predador natural: Os lagartos, ouriços-cacheiros e sapos são predadores efetivos contra o Caracol. Criar abrigos para ouriços, lagartos e lagartixas com pequenas pedras ou ter água por perto, pode ajudar a atrair estes auxiliares.
- O truque: Colocar cascas de ovo à volta das plantas mais vulneráveis ou, até, ao redor da horta. Além dos caracóis evitarem passar por cima das cascas afiadas, estas podem contribuir para o aumento de nutrientes disponíveis no seu substrato.

Memória descritiva:
Foi com muito entusiasmo que a Escola E.B. 2,3 Cego do Maio, Póvoa de Varzim, abraçou o Desafio “Os animais da Horta”. Os 4 alunos envolvidos no projeto supramencionado são da turma D do sétimo ano.
De forma a pôr em prática o processo de conceção e de elaboração do mesmo, os alunos, orientados pela professora Coordenadora seguiram os seguintes passos:
1- Pesquisa on-line, na biblioteca da Escola, de 2 espécies de animais benéficos (vantagens destes animais na horta e formas de os atrair e manter) e 2 espécies de animais prejudiciais (implicações destes animais na horta e forma de os combater).
2- Seleção da informação relevante da pesquisa realizada, a colocar na plataforma das Eco-Escolas.
3- Ilustração de cada um dos espécimes, um por cada aluno do grupo, recorrendo ao lápis de cor para coloração.
3- Seguidamente, e para cada ilustração, foram impressos o nome vulgar do animal bem como o seu nome científico.