Os Animais da Horta

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A Joaninha é um animal benéfico para as hortas e para os jardins, pois comem as pragas que vitimam as plantas.
São grandes devoradoras de pulgões. Elas comem pulgões desde que nascem até à fase adulta.
Se protegermos as joaninhas e conseguirmos que aumente a sua população nas nossas hortas, estamos a combater as pestes/pragas, de uma forma natural, barata e sem problemas ambientais. Assim evitamos o uso de pesticidas ou outros químicos prejudiciais ao meio ambiente.

Formas de os atrair e manter:
As formas de atrair a Joaninha são:
- Através da comida - deve de existir sempre em redor das hortas as flores de que gostam de comer (por norma as amarelas e brancas, por exemplo as flores das cenouras, dos coentros, dentes de leão e erva doce),
- Evitar o uso de pesticidas – porque este faz mal tanto aos animais prejudiciais à horta, como aos benéficos e ao meio ambiente.
- Lugar para poderem beber água – deve de existir recipientes (ex.: prato raso) espalhados pela horta com água, para que elas não precisem de se deslocar para outros sítios.
- Construir abrigos- Podem-se construir abrigos com elementos da natureza, para que na altura de hibernar estas não necessitem de se deslocar.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Os lagartos são benéficos para as hortas porque comem muitos incetos que prejudicam as plantas.

Formas de os atrair e manter:
A forma de atrair os Lagartos são:
- Evitar o uso de pesticidas, herbicidas ou outros químicos – porque este faz mal tanto aos animais prejudiciais à horta, como aos benéficos e ao meio ambiente.
- Lugar para poderem beber água – deve de existir recipientes (ex.: prato raso) espalhados pela horta com água, para que elas não precisem de se deslocar para outros sítios.
- Existirem várias zonas com pedras- Os Lagartos gostam de se esconder/ proteger dos seus inimigos e do calor debaixo das pedras e até mesmo criarem os seus ninhos nestes sítios.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O caracol não é uma espécie benéfica para as hortas e os jardineiros e agricultores não gostam muito da sua presença pois estes comem as folhas de plantas e legumes.
São uma espécie que se reproduz em grande escala.
Estes também são animais maioritariamente noturnos, ou seja, é durante a noite que se mantêm mais ativos e que comem, sendo mais difícil de o ser humano os detectar.

Formas de os combater:
Existem várias formas naturais de exterminar os caracóis, entre elas podemos:
-Espalhar farinha de milho pelo terreno - gostam muito de a comer, mas depois incham por dentro.
- Fazer buracos na terra e colocar copos com cerveja ou água com açúcar – o açúcar e o fermento atrai os caracóis, estes caem para dentro do copo, mas depois não conseguem subir e morrem afogados.
- Espalhar borras de café- eles não gostam do cheiro.
- Espalhar cascas de ovo partidas – estes quando passam por cima cortam a sua pele
- Espalhar areia da praia em redor das plantas – os caracóis não gostam de se deslocar em cima desta.
- Por cobre à volta dos vasos

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os pulgões são animais microscópicos, mas muito nefastos para as plantas pois ao sugarem a seiva delas, fazem com que adoeçam/fiquem mais fragilizada (não crescem, nem dão frutos), podendo mesmo levar à sua morte.

Formas de os combater:
Para começar, a melhor forma é nunca deixar as plantas passarem sede, nem mesmo terem excesso de água, para se manterem saudáveis.
O uso de adubos/fertilizantes para que as plantas não enfraqueçam.
Podem-se usar repelentes naturais (por exemplo: pulverizar com cebola triturada em água ou ferver folhas de coentros e água e quando arrefecer pulverizar as plantas.

Memória descritiva:
O trabalho de pesquisa iniciou-se com a descoberta de alguns animais na nossa horta, depois fomos procurar na internet que mais animais podiam habitar nela. Á medida que íamos descobrindo, começamos a perceber que alguns eram benéficos e outros nem por isso. Resolvemos fazer uma votação para decidirmos quais os animais que gostávamos de aprender mais. Para melhor compreensão fizemos um gráfico. E depois desenhamos os animais escolhidos
Depois dos animais escolhidos começamos a ver sites e vídeos na internet. Os livros sobre insectos foram aparecendo e a informação foi aumentando. Até que finalizou com a partilha com outras salas e com os pais através de vídeos e da exposição do trabalho realizado no wall de entrada do colégio.