Os Animais da Horta

Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
O ouriço-cacheiro, Erinaceus europaeus, é um pequeno mamífero mas um grande aliado da horta, pois o seu regime alimentar baseia-se em insetos. Também come frutos silvestres, sementes, minhocas, caracóis, ovos de aves, pequenas rãs e répteis.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair ouriços deve instalar uma taça baixa com água, num canto do jardim ou da horta, plantar arbustos, que deem pequenas bagas, para servirem de abrigo e de fonte de alimento. Além disso, não deve utilizar pesticidas e não pode deixar os cães à solta na horta, pois eles podem caçá-los ou assustá-los.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As borboletas são insetos muito importantes para manter o equilíbrio da natureza. Assim como as abelhas, elas são polinizadoras. Além disso, as borboletas dão aos jardins e às hortas um colorido e beleza muito especiais.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair borboletas deve ter plantas com néctar para lhes dar alimento, como maracujás, laranjeiras e margaridas e um espaço com água corrente. Nunca use pesticidas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A toupeira é um mamífero pequeno toupeira que passa a maior parte do seu tempo debaixo da terra e gosta muito de escavar túneis, causando alguns danos às plantas, e, por isso, são, muitas vezes, perseguidas. No entanto, ao escavar, a toupeira revolve o solo auxiliando na absorção de compostos orgânicos, tornando-o mais nutritivo para as plantas.

Formas de os combater:
Para afugentar as toupeiras de certos locais podem colocar-se ramos de lavanda ou alfazema nos subterrâneos.
Há outros métodos, como inundar os túneis, mas são muito cruéis.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta da couve é um inseto que devora as folhas da couve, dos brócolos, da rúculas, das alfaces, destruindo a horta. As lagartas são uma das fases da metamorfose da borboleta-da-couve, por isso, deve evitar-se que estas pequeninas borboletas coloquem os ovos nas folhas dos legumes.

Formas de os combater:
Para espantar as borboletas pode espalhar-se cascas de ovos pelos canteiros, pois elas pensam que são ovos de pássaro e evitam a zona. Também pode pulverizar-se as hortaliças com chá repelente, feito com uma mistura de alho, cebola, malagueta e sabão azul. Outra solução é plantar ervas aromáticas com efeito repelente, como orégãos, tomilho, sálvia, erva-cidreira ou alecrim, ou plantas amigas como a capuchinha ou o cravo-de-tunes. As borboletas não apreciam o cheiro/odor destas plantas.
Para evitar as pragas, deve fazer a rotação das culturas e procurar atrair os seus predadores naturais, neste caso, os pássaros, as aranhas e os répteis.
É melhor tentar afastar as borboletas do que destruir todos os ovos que encontrar, pois podem ser de outros insetos, como lindas borboletas polinizadoras ou joaninhas.

Memória descritiva:
O trabalho de pesquisa foi feito na internet, pelos alunos com a ajuda dos EE, em sites recomendados pela professora coordenadora do Eco Escolas e sugeridos pela plataforma Eco Escolas.
Os desenhos foram realizados em cartão reutilizado (caixas de cereais) e pintados a lápis de cor.