Os Animais da Horta

Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Elas encostam as patinhas nas flores, enchem-se de pólen e transportam-no para outras plantas que se reproduzem e dão origem a frutas e sementes.
As abelhas polinizam as flores e os vegetais na Natureza.

Formas de os atrair e manter:
Para fixar as abelhas na horta, devemos plantar algumas flores, principalmente de cor amarela, como por exermplo, malmequeres.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas são as principais responsáveis pelo controlo biológico dos famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e fazem estragos nas hortas.
As joaninhas são um símbolo de saúde na horta porque são predadoras de muitos animais prejudiciais como larvas, cochonilhas, ácaros, piolhos, entre outros.

Formas de os atrair e manter:
As joaninhas adoram flores amarelas, por isso devemos plantar na horta girassóis, coentros e erva doce para atrair as joaninhas para as nossas hortas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Embora as formigas tenham funções essenciais na Natureza, podem ser uma praga para a nossa horta, comendo as plantas.
Os formigueiros no meio das hortas destroem as culturas todas, ao construirem os seus ninhos junto das plantas, as formigas comem e destroem as raízes das mesmas.

Formas de os combater:
A maneira de as combater poderá ser utilizando substâncias biológicas, como por exemplo: água + alho; detergente biodegradável; borras de café; cascas de laranja.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis comem e danificam as plantas das hortas, principalmente durante a noite. Eles raspam as folhas, caules e brotos novos, esburacando as plantas e deixando-as cheias de muco. Em infestações graves, podem mesmo levar uma planta à morte.

Formas de os combater:
Os caracóis têm um olfato muito apurado, razão pela qual plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo, como por exemplo: segurelha, sálvia e o tomilho. Também as folhas de feto ou de tomateiro podem ser espalhadas entre as culturas a defender e acabam por “afugentar” os caracóis.

Memória descritiva:
O desafio "Animais da Horta" foi abraçado pelas diferentes turmas que o desenvolveram em trabalho de projeto, em grande grupo ou em pequenos grupos. O trabalho de projeto recorreu a pesquisas variadas em livros, enciclopédias, internet... e os trabalhos finais foram inúmeros e diversificados: cartazes, livros, livros digitais, vídeos...