Os Animais da Horta

Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas têm um papel importante na polinização e, com isso, aumentam a produtividade, melhoram a formação de frutos e deixam os jardins mais floridos

Formas de os atrair e manter:
As abelhas sentem-se atraídas por flores coloridas e com marcas típicas que indicam a posição do néctar e por plantas aromáticas. Também podemos atraí-las fornecendo-lhes água e abrigo. Galhos caídos e árvores podem ajudar as abelhas a fazerem as suas colmeias, fazendo assim aumentar o número destas no jardim.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas são insaciáveis no combate aos afídeos como os pulgões que atacam a seiva das plantas. Uma única joaninha pode comer até 100 pulgões por dia. São eficientes a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Como atrair as Joaninhas:
• Manter a horta ou jardim livre de agrotóxicos.
• Plantar: endro; funcho ; cosmos; cominhos; coentros; cenoura; dente-de-leão.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As Cochonilhas atacam as folhas da planta e sugam a seiva da mesma. Podemos saber se uma horta está infestada com Cochonilhas se começarem a aparecer manchas brancas nas folhas das plantas.
A cochonilha atrai as formigas doceiras que são muito prejudiciais às hortas.

Formas de os combater:
Uma maneira de se prevenir está praga é ter o predador natural das cochonilhas nas hortas, neste caso as Joaninhas.
A maioria das cochonilhas têm uma carapaça dura o que impede que os inseticidas façam efeito. Devido a essa inutilidade dos inseticidas a única solução é deitar uma emulsão de óleo mineral e sabão que ao ser aplicado impede que a cochonilha respire e acabe por morrer. Uma outra solução é aplicar caldo de fumo.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
São insetos de 1 a 2mm de comprimento de coloração branca amarelada.
São prejudiciais porque atacam uma diversidade de vegetais, causam queda de folhas e contribuem para a perda de frutos, deixam substâncias açucaradas que atraem outras pragas.

Formas de os combater:
A melhor defesa para esta praga é a prevenção, como manter perto predadores naturais como as libélulas, acolchoar com uma cobertura vegetal periodicamente as folhas.
Se a prevenção falhar, é a altura de passar ao tratamento, como por exemplo de forma manual sem danificar as plantas, aplicando sabão de potássio e óleo de nim.

Memória descritiva:
Foi proposto aos alunos que pesquisassem sobre animais benéficos e prejudiciais nas hortas. Depois de feito esse levantamento do nome das espécies, cada aluno escolheu uma espécie e fez uma pesquisa aprofundada sobre a mesma, recorrendo à internet. Posteriormente cada aluno desenhou a espécie sobre a qual tinha trabalhado.
Finalmente, os trabalhos foram afixados num mural na sala de aula e partilhados com a restante comunidade escolar através da página eletrónica do agrupamento.