Os Animais da Horta

Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas e pela produção do mel.

Formas de os atrair e manter:
Fazer hortas urbanas;
Plantar plantas com flores coloridas e com cheiro perfumado, e se possível perto de um lago onde se possam refrescar;
Construir um pequeno abrigo onde possam fazer as suas colmeias.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
O ouriço-cacheiro deve ser preservado quando aparece numa horta, pois alimenta-se de espécies que são prejudiciais, tais como, insetos, lesmas, caracóis e lagartas sem precisar de aplicar inseticidas.

Formas de os atrair e manter:
Construção de abrigos para se refugiarem durante o dia.
Não aplicar inseticidas, nem herbicidas nem fertilizantes químicos.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os gafanhotos alimentam-se de folhas, causando grandes estragos nas plantações e, por isso, são considerados uma praga.

Formas de os combater:
Aplicar inseticidas caseiros biológicos;
Utilizar armadilhas.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão alimenta-se da seiva das plantas prejudicando o bom desenvolvimento da planta levando à doença das mesmas.
O pardal alimenta-se de sementes logo que são espalhadas pelo solo pelo agricultor, de rebentos de plantas, de flores e frutos.

Formas de os combater:
Introduzir joaninhas que se alimentam de pulgões.
Aplicar inseticidas biológicos caseiros para eliminar os pulgões.
Instalar um espantalho para afastar os pardais.

Memória descritiva:
Nas aulas síncronas os alunos realizaram trabalho de pesquisa, lendo algumas informações disponíveis em vários links disponibilizados pela professora. Escolheram dois animais benéficos e dois prejudiciais e fizeram um esboço do trabalho, a lápis.
Enviaram para a professora corrigir.
Nas aulas assíncronas continuaram o trabalho, corrigindo o que estava mal. Pintaram e finalizaram o trabalho enviando a fotografia do produto final por Teams à professora.