Os Animais da Horta

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A Joaninha alimenta-se de afídeos, ácaros e cochonilhas, que podem atacar os nossos cultivares.
A presença da joaninha, substitui de forma natural alguns dos inseticidas mais utilizados.

Formas de os atrair e manter:
Construção de hotéis de insetos.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e, com isso, podemos aumentar a produtividade da nossa horta.

Formas de os atrair e manter:
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras. Ter flores brancas e amarelas, pode atrair mais abelhas para a nossa horta. A construção de hotéis de insetos também pode ser uma boa solução.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagarta devoram as folhas das couves, alfaces, rúcula, etc.

Formas de os combater:
Algumas técnicas para prevenir/combater a borboleta/lagarta da couve:
1. Colocação de rede: se evitarmos que a borboleta toque nas folhas das couves, não vai colocar ovos;
2. Plantação de ervas aromáticas com efeito repelente: erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e flores de calêndula;
3. Plantar plantas amigas e boas companheiras, como por exemplo a capuchinha ou chagas laranjas e amarelas;
4. Pulverizar com soluções repelentes caseiras, com sabão neutro.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis alimentam-se das folhas das couves, alfaces, rúcula, etc.

Formas de os combater:
Algumas técnicas para combater a presença do caracol:
1. Colocação de armadilhas com cerveja;
2. Remoção manual;
3. Deposição de cal/cinzas junto aos canteiros.

Memória descritiva:
Este trabalho foi realizado nas sessões de Núcleo Ambiental e de Artes Plásticas que se realizaram a distância, durante o 2º período, com a turma do 5º A.
Houve uma 1ª abordagem ao tema, depois os alunos escolheram um animal benéfico e outro prejudicial à horta, seguidamente procederam à pesquisa na Internet e preencheram o documento que se disponibilizou, por último ilustraram o trabalho.