Os Animais da Horta

Escola Secundária de Castro Daire (Castro Daire)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A minhoca é muito importante para a fertilidade dos solos, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. Estes, após serem "engolidos", são encaminhados para moela, onde serão triturados e levados ao intestino para digestão. As fezes da minhoca são ricas em restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras, fertilizando assim o solo.

Formas de os atrair e manter:
Manter na superfície do solo uma camada de folhas, irá atrair as minhocas.
Manter o solo do jardim, ou da horta húmido; criar um minhocário, e não utilizar pesticidas nem herbicidas irá manter as minhocas que vivem no solo.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são animais extremamente importantes para o meio ambiente , pois são fundamentais para a reprodução de uma grande variedade de plantas. Estes insetos são animais polinizadores, ou seja, garantem o transporte de pólen de uma planta para outra, promovendo assim a reprodução da planta.
As abelhas são também animais de grande importância económica, pois são criadas com a finalidade de produzir vários produtos, tais como o mel e a geleia real.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair e manter as abelhas devemos:
Usar plantas nativas;
Não usar pesticidas;
Escolher para o seu jardim flores com diferentes colorações;
Plantar flores amontoadas;
Plantar uma grande diversidade de plantas que possam florir em épocas diferentes.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta-rosca vive enterrada no solo, a uma pequena profundidade, junto às plantas. Sai à noite para se alimentar. Em plantas mais desenvolvidas pode provocar o sintoma de “coração morto”, ao abrir galerias no centro da planta. Podem causar grandes danos nas plantações.

Formas de os combater:
Alguns animais, como por exemplo o ouriço cacheiro, conseguem afastar as lagartas das plantações. A lagarta rosca poderá ser afastada através de plantas defensivas como a Sálvia e o Tomilho.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As toupeiras são pragas muito frequentes nas hortas e jardins destruindo através de túneis que escavam, predominantemente durante a noite, relvados, espaços verdes, recintos desportivos e causando danos também nas culturas agrícolas da sua horta.

Formas de os combater:
Uma forma de combater as toupeiras é colocar bolas de naftalina em vários locais dos túneis construídos por esta praga.
Uma outra forma de impedir que as toupeiras façam estragos nas plantações, é utilizar um repelente ultrassónico através de garrafas de plásticos espetadas num pau, para que rodem e façam barulho.

Memória descritiva:
O projeto foi dado a conhecer aos diretores de turma, via email, pela coordenadora do Eco - Escolas.
Os diretores de turma deram a conhecer o projeto aos alunos das suas respetivas direções de turmas, tendo também divulgado os objetivos do projeto e o regulamento do mesmo.
Os alunos interessados inscreveram-se e pediram a colaboração aos professores de Ciências Naturais, que foram orientando os trabalhos.
Posteriormente, a partir de membros do Eco - Conselho, foi feito a eleição do melhor trabalho.