Os Animais da Horta

Jardim de Infância do Baixinho (Gondomar)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas passeiam-se pelas flores, bebendo o néctar para produzir mel e alimentar as suas crias. Durante esse processo, as abelhas encostam as patinhas nas flores que ficam cheias de pólen, transportando-o para outras plantas. As abelhas são excelentes polinizadores para a horta, jardim e pomar, aumentando a produtividade.

Formas de os atrair e manter:
Plantar variedades de plantas que atraem as abelhas pelo seu aroma e cor.
Intercalar a plantação de flores com os vegetais, promovendo a polinização e uma melhor colheita.
Construir um abrigo para as abelhas, por exemplo, com um tronco seco onde se fazem alguns buracos que lhe vão servir de abrigo.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas alimentam-se de insetos e são conhecidas como predadores vorazes, desde que nascem até a fase adulta. A sua presença na horta é muito benéfica para as culturas, pois vão controlar e evitar infestações de outros insetos prejudiciais ao cultivo, tais como o pulgão, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas. A joaninha é um dos principais responsáveis pelo controlo biológico.

Formas de os atrair e manter:
A forma de atrair as joaninhas é plantar algumas plantas na horta, tais como: cenouras, dentes-de-leão, coentros, funcho e cominhos.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Caracol é uma praga que danifica e devora as plantas desde o caule até ás flores e são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente pela horta. Os caracóis têm a capacidade de estragar uma plantação da noite para o dia.

Formas de os combater:
Colocar cascas de ovos à volta das plantas, uma vez que estas provocam a irritação do caracol.
Colocar cinzas, pois os caracóis não circulam no solo com cinzas.
Plantar ervas aromáticas com cheiro muito forte (alecrim e hortelã…) que funcionam como repelentes.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta é um inseto devorador, que adora comer. Ela devora as hortaliças até ao talo, deixando na horta um rastro de destruição.

Formas de os combater:
A forma mais rápida de tirar estas invasoras da horta é procurar os seus ovos e as larvas e destruí-los. Se não conseguirmos eliminá-las podemos recorrer a plantação de uma planta invasora a “nabiça” que é muito apreciada pela lagarta, podendo ajudar a manter as couves, e as outras culturas. Podemos ainda colocar cascas de ovos intactas, de forma bem visível, que vão funcionar como espantalhos para as borboletas, impedindo-as de pôr novos ovos. Por último podemos ainda utilizar inseticida biológico.

Memória descritiva:
Esta atividade surgiu das muitas visitas à nossa horta onde observamos diversos animais.
Em diálogo com os grupos, ficou decidido que cada sala iria pesquisar sobre um animal benéfico e outro prejudicial para a horta. Uma vez que as famílias, devido à Covid-19, não podem entrar no JI para participar nas atividades da nossa horta, foi proposto que a pesquisa fosse realizada em família.
A sala 1 pesquisou sobre a joaninha e a lagarta e a sala 2 pesquisou sobre a abelha e o caracol.
Com base nas pesquisas, realizadas pelas crianças, elaboramos o texto para cada animal e ilustramos com desenhos.
Foi um trabalho enriquecedor e de grande envolvimento das crianças e das famílias.