Os Animais da Horta

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Aranha: através das suas teias as aranhas capturam e devoram várias  pragas de insetos, impedindo que se alastrem, e contribuindo para o a sustentabilidade e equilíbrio do ecossistema.

Formas de os atrair e manter:
Para que as aranhas se mantenham num jardim é necessário criar condições para tal, que plantas preferem habitar, etc. e ter cuidado para não os pisar, nem as matar.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Minhoca : uma das principais funções das minhocas é cavar a terra fazendo pequenos buracos, que ajudam os solos e as plantações a respirar, a arejar e a drenar melhor a água.
A minhoca também despeja suas fezes no solo e colabora na produção do húmus, matéria orgânica que inclui fezes e decomposição de animais e restos orgânicos de plantas.
O húmus é essencial para o enriquecimento e fortalecimento do solo.
O húmus da minhoca multiplica por 10 a quantidade de potássio de um solo normal, sete em fósforo e cinco em nitrogénio. Também contém quantidades notáveis ​​de cálcio e magnésio. Para obter este fertilizante, podemos comprá-lo ou prepará-lo num vermicompostor.

Formas de os atrair e manter:
Devemos evitar trabalhar a terra com ferramentas afiadas com lâminas afiadas (enxada, pá).
O calor e o frio fazem com que as minhocas desçam para as camadas de terra mais profundas. Por esta razão, é aconselhável preservar a humidade do solo.
Devemos ter cuidado com os inimigos dos vermes: toupeiras, sapos, lacraias, pássaros e formigas. Se trabalharmos com vermicompostores, devemos certificarmos-nos de que as minhocas estão bem.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Formiga: as formigas invadem vegetais infestados de pulgões parar obter o seu melaço, elas constroem ninhos no solo perto das plantas para destruírem as raízes e as plantas acabam por morrer.
Há espécies de formigas conhecidas como cortadeiras, pois cortam as plantas e carregam os pedaços para dentro dos ninhos. Ao contrário do que muitos pensam, os pedaços vegetais carregados não servem para alimentação da colónia, mas sim, para alimentar uma espécie de fungo que, por sua vez, será o alimento das formigas.
Outra forma de as formigas prejudicarem as plantas é protegendo outras espécies de pragas, como pulgões e cochonilhas. As formigas protegem esses animais da ação de predadores para obter alguma substância nutritiva em “troca”.
Curiosidades:
- O estudo das formigas denomina-se mirmecologia.
- As formigas “falam” através das antenas. Uma formiga toca com as antenas nas outras formigas para lhes passar a mensagem.
- A maioria das formigas vive 90 dias, mas a rainha pode viver até 15 anos!

Formas de os combater:
Fazer uma solução com a água e o alho.
Receita:
Triture vários dentes de alho e coloque-os num tacho com água, deixando a solução repousar por um período mínimo de 24 horas.
Após o período anteriormente indicado, leve esta solução ao lume em fogo brando para potenciar a ação da mesma por um período de 15 minutos.
Coloque a solução feita posteriormente num pulverizador e borrife nos locais mais atacadas pelas formigas.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Lagartas: normalmente chamadas de larvas, atacam as partes subterrâneas das plantas, ou as folhas e os frutos das plantas.

Formas de os combater:
Para evitar o aparecimento dessas pragas, deve-se começar pela rotação de culturas e por consociações de espécies.
A utilização de caldas ou inseticidas naturais também podem ajudar no combate, como seja: Calda Sulfocálcica; Extrato de Alho (Allium sativum L.) ou Fumo de rolo (Nicotiana tabacum);

Memória descritiva:
Tendo em conta que este projeto foi lançado em tempo de confinamento devido ao COVID19 não houve oportunidade de pesquisar nas bibliotecas a literatura sobre o assunto.
Os dois alunos Ana Salgado e Francisco Fonseca do 2º ano do curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, turma B, no âmbito da disciplina de Educação Física, efetuaram pesquisa na internet e realizaram as ilustrações a lápis de cor com contorno a caneta.