Os Animais da Horta

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são excelentes polinizadores para a horta. O seu papel no ecossistema é preponderante para a manutenção das espécies.

Formas de os atrair e manter:
-Plantar variedades de plantas que atraem insetos seja pelo seu aroma ou cores;
- Deve-se intercalar a plantação de flores com os vegetais, pois ajuda na polinização, logo a colheita será mais benéfica;
- Deixar as plantas silvestres crescerem onde não há cultivos pois atraem as abelhas ou outros insetos polinizadores.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A Joaninha tem um papel muito importante no equilíbrio dos ecossistemas, ajudando no controle de outros insetos, como os pulgões, insetos com corpos moles, como ácaros, moscas brancas e cochonilhas.

Formas de os atrair e manter:
Deixe alguns pulgões nas folhas para que as joaninhas se venham alimentar deles. Podemos plantar endro ou erva-doce, pois essas plantas são atraentes para muitos insetos.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão suga e alimenta-se da seiva das plantas, retirando água e nutrientes da planta, o que as deixa bastante frágeis

Formas de os combater:
- Rega adequada das plantas;
- Uso de adubo orgânico sólido;
- Horta orientada no sentido de obter as horas de sol necessárias;
- Aumentar a biodiversidade das espécies cultivadas, com compatibilidade entre elas o que aumenta a resistência da horta possibilitando também uma maior variedade de espécies benéficas.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis e lesmas procuram abrigo direto do sol no jardim e são mais ativos à noite quando as temperaturas são mais frescas. Os caracóis comem plantas: alfaces, couves, morangos. No início da primavera os jardineiros podem começar a verificar buracos nas folhas das plantas de alfaces e couves.

Formas de os combater:
Entre as espécies que podem ser introduzidas numa horta biológica podem ser considerados os seguintes: porco-espinho, sapo, licranço, melro, estorninho, escaravelho. De salientar a importância dos escargots que consomem os ovos dos caracóis e reduzem assim a multiplicação destes a longo prazo. Também o pato-corredor-indiano pode ser um ajudante muito importante no combate a estas pragas pois, limpa a horta de forma minuciosa. Os caracóis e lesmas têm um olfato muito apurado, razão pela qual plantas com aromas muito fortes têm efeito.

Memória descritiva:
O tema foi apresentado aos alunos em E@D, no entanto só se desenvolveu em ensino presencial.
Partimos do levantamento dos conhecimentos dos alunos, das hortas das famílias, especialmente dos avós e de algumas plantações que temos realizado na escola. Visualizou-se informação disponível pela ABAE e links facultados. Escolheu-se as espécies a trabalhar e dividiu-se a turma do 3º ano em grupos de 2 ou 3 elementos.