Os Animais da Horta

Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Aveiro)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Uma abelha não é apenas importante para a produção de mel. As abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial das algumas plantas.
A presença de abelhas indica que há diversidade e que as flores vão se multiplicar. Muitas pessoas tem medo delas porque quando se sentem ameaçadas podem picar. Mas, a solução é deixa-las em paz.

Formas de os atrair e manter:
A maioria das plantas com flores será atraente para as abelhas. Gostam particularmente de flores azuis, brancas, amarelas ou roxas, pois essas são as cores que as abelhas acham mais atraentes. Além disso, gostam de flores que produzem muito néctar. Árvores e arbustos também podem ser muito bons em atrair abelhas, tais como o arbusto do mirtilo e o azevinho. Mas as melhores plantas para apoiar todo o ciclo de vida das abelhas são plantas nativas.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.

Formas de os atrair e manter:
A primeira coisa que ajudará a atrair joaninhas para o seu quintal será a comida. As joaninhas comem duas coisas: pragas e pólen de flores. Elas precisam de ambos para sobreviver. Existem várias plantas que joaninhas gostam, tais como o Anis, a Erva-doce ou o Coentro. Outra coisa que você pode fazer para chamar as joaninhas para as suas plantas é eliminar o uso de inseticidas. Regar as folhagens das suas plantas e colocar recipientes rasos com água para joaninhas beberem também ajudará a atrair joaninhas e mante-las.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
São insetos alados, isto é, que possuem asas, de coloração branca bastante característica. São insetos sugadores que atacam sugando a seiva das plantas desde o estágio de ninfa e podem transmitir viroses de plantas doentes para plantas sadias. Vivem em colônias com muitos indivíduos. Muitas juntas são pragas e destroem as plantas.

Formas de os combater:
Os Coentros, o Manjericão e a Calêndula são repelentes naturais que ajudam a afastar as Moscas Brancas da horta. Plante entre as culturas ou numa espécie de “muralha” ao redor da plantação. Um predador natural: Os Crisopas são os inimigos por excelência da Mosca Branca, podemos atrair estes soldados para a horta plantando Endro, Funcho ou Dente de Leão.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As Lesmas eos caracóis possuem o corpo mole e por onde passam deixam um rastro brilhante. Durante o dia são encontrados debaixo de tábuas, tijolos, entulhos diversos, ou mesmo debaixo das folhas basais das plantas que podem ser atacadas. Apesar de ter fama de lento, o Caracol pode provocar danos consideráveis na horta da noite para o dia. Além de danificarem folhas, caules, flores e bolbos, são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente.

Formas de os combater:
Plante Anis ou Capuchinhas na horta ou perto dela, estas plantas são repelentes naturais para Caracóis e Lesmas.
O predador natural: Os lagartos, ouriços cacheiros e sapos são predadores efetivos contra o Caracol. Criar abrigos para ouriços, lagartos e lagartixas com pequenas pedras ou ter água por perto, pode ajudar a atrair estes auxiliares.

Memória descritiva:
A pesquisa foi feita na internet e foram escolhidos muitos animais do interesse das crianças e selecionadas várias imagens bonitas de diferentes espécies. Depois as ilustrações foram realizadas através de pintura em aguarela das cores e texturas principais de cada espécie sobre papel vegetal. Depois das folhas de papel vegetal estarem secas, foram recortadas as diferentes partes do corpo do animal e montados os animais como se fossem peças de puzzle (Técnica de Eric Carle - ilustrador de livros infantis).