Os Animais da Horta

Centro Escolar de Arcos (EB1 de Anadia) (Anadia)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A joaninha é um inseto amigo da nossa horta. Come os pulgões, ácaros, moscas da frutas, lagartas pequenas e piolhos das plantas.
É tão comilona que chega a comer 100 pulgões por dia!

Formas de os atrair e manter:
Podemos plantar algumas plantas que atraem as joaninhas: cenouras, gerânios, funcho, dente de leão, coentros e outras plantas.
Já há kits com joaninhas à venda para libertar nas hortas e jardins mas temos de ter cuidado para não exagerar pois pode criar um desequilíbrio no ecossistema da horta.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A minhoca da terra é um animal invertebrado. Elas escavam túneis e galerias na terra à procura de abrigo, alimento e humidade. Por isso arejam a terra .
Alimentam-se de detritos vegetais e terra e as suas fezes formam um composto muito rico e fértil.

Formas de os atrair e manter:
Devemos manter a terra húmida; espantar pássaros e outros animais que as possam comer; ter cuidado ao mexer a terra ; construir um compostor!

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são animais que se alimentam de plantas, principalmente das mais tenras e novas. Por vezes comem o próprio caule da planta e esta pode morrer.

Formas de os combater:
Existem alguns animais como os sapos que são amigos da horta e que se alimentam de caracóis e de outros bichinhos.
Podemos espalhar cinza e cascas de ovos triturados à volta das plantas ou então apanhá-los à mão!
Os caracóis são atraídos pelo cheiro a lúpulo e malte por isso também podemos colocar alguns recipientes com cerveja nas zonas onde há caracóis pois são atraídos pelo odor da bebida.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas alimentam-se das folhas das couves e de outras plantas, esburacando-as todas.

Formas de os combater:
Podemos apanhá-las à mão, retiraramdo-se as folhas com ovos ou com lagartas. Também podemos usar uma mistura de água com sabão azul que se usa para borrifar as plantas. Também podemos plantar ervas aromáticas com efeito repelente (erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e calêndula)

Memória descritiva:
Os alunos do 3.ºA costumam ir muitas vezes à horta. Num dia em que observavam as plantas, encontraram muitas lagartas nas couves e piolho na salsa. Na procura de formas de combater estas pragas da horta, foi-lhes proposto participarem na atividade "Os animais da horta".
Desenharam os animais que encontraram na horta e identificaram-nos com a ajuda da professora. O passo seguinte foi pesquisar algumas informações sobre os animais, formas de atrair os que são benéficos e formas de combater os que são prejudiciais.
Fizeram um cartaz com as informações recolhidas o qual foi colocado no placard Eco-Escolas.