Os Animais da Horta

Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas alimentam-se de insetos como larvas, ácaros, moscas brancas, etc. Uma joaninha pode comer até 200 pulgões por dia, por isso, é um dos principais responsáveis pelo controle de pulgões.

Formas de os atrair e manter:
As joaninhas são atraídas pela presença de algumas plantas, como por exemplo: a erva-doce; os coentros; os endros; as cenouras, os gerânios e o funcho.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As libélulas alimentam-se de insetos, como por exemplo, moscas e mosquitos. Uma libélula pode comer 30 moscas num só dia. São caçadores rápidos que podem atingir os 85 Km por hora.

Formas de os atrair e manter:
Criar um lago ou charco no quintal com plantas aquáticas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão verde alimenta-se da seiva das plantas o que prejudica o seu crescimento

Formas de os combater:
Existem vários inimigos naturais do pulgão parasitoide que proporcionam um bom controlo deste pulgão (larvas e os adultos de joaninhas).

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta está na fase de pupa e transforma-se (por metamorfose) em borboleta. Na fase de pupa não param de comer folhas fresquinhas das plantas que encontram na horta.

Formas de os combater:
Procurar os ovos da borboleta nas plantas e retirá-los ou colocar cascas de ovos junto das plantas, em locais bem visíveis, ou ainda, pulverizar as plantas com chá repelente de 15 em 15 dias.
Receita de chá repelente: Encher duas chávenas com folhas de tomate picadas e água. Deixar em repouso uma noite e diluir a mistura em dois copos de água.

Memória descritiva:
No segundo período, durante o ensino à distância, os alunos das turmas 6.ºC e 6.ºD realizaram uma pesquisa na internet sobre animais benéficos e prejudiciais existentes nas hortas. Dos animais que encontraram, escolheram dois: um benéfico e um prejudicial. Para cada animal escolhido foi-lhes proposto efetuar uma pesquisa mais detalhada (que sintetizaram) e desenhar os animais escolhidos.
No terceiro período, os desenhos e textos individuais foram apresentados à turma. Posteriormente, foram escolhidos pelos alunos (por votação) os melhores desenhos e adaptadas partes dos textos, com os quais se compuseram dois cartazes por turma. Por fim, cada turma selecionou um animal por cartaz (prejudicial ou benéfico).
Os trabalhos das turmas serão partilhados com a restante comunidade escolar através da página eletrónica do agrupamento.