Os Animais da Horta

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Os louva-a-deus são muito eficazes em comer ovos, larvas, adultas de uma variedade de pragas da hortas e jardins. As ninfas jovens comem os pulgões e os adultos comem insetos maiores e ofensivos para as culturas.

Formas de os atrair e manter:
Os Louva-a-Deus adoram erva alta, mas também são atraídos por arbustos, endro e cravo-de-defunto.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A joaninha é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair joaninhas deve-se plantar endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas ou cenoura.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis danificam folhas, caules, flores e bulbos, são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente pela horta.

Formas de os combater:
Plantar espécies defensivas como segurelha, sálvia, tomilho, anis, capuchinhas. Também as folhas de feto ou de tomateiro afugentam os caracóis, por estes terem um olfato muito apurado e não gostarem de as ter por perto.
Colocar cascas de ovos e borras de café no solo, além de fertilizar, mantém-nos afastados da horta. Criar abrigos para ouriços, lagartos e lagartixas com pequenas pedras ou ter água por perto, pode ajudar a atrair estes animais.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas são insetos vorazes que comem as folhas e os talos das hortaliças deixando um rasto de destruição na cultura.

Formas de os combater:
A plantação de ervas aromáticas com efeito repelente como erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e flores de calêndula e plantar plantas companheiras como capuchinha ou chagas laranjas e amarelas
Pulverizar a plantação com soluções repelentes caseiras, com sabão neutro.

Memória descritiva:
Os alunos de Artes de 12º ano pesquisaram os animais benéficos e maléficos para a nossa horta produzindo ilustrações botânicas de elevado rigor técnico usando carvão, caneta e caneta micro com aguarela. A elevada qualidade dos trabalhos foi objeto de análise por uma equipa de professores de Artes e Educação Visual para podermos escolher estas 4 ilustrações. Este é o 2º ano que estes alunos apresentam trabalhos de grande qualidade nesta atividade de ilustração científica.