Os Animais da Horta

Jardim de Infância de Fonte Grada (Torres Vedras)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas aparecem sempre que encontram uma horta ou jardim que não tenham pesticidas ou produtos químicos como o nosso, onde podem encontrar pólen saudável.
As abelhas ao passarem pelas flores, para além de transportarem o pólen e de o levarem à colmeia também o transportam a outras plantas, sendo muito importantes na polinização.

Formas de os atrair e manter:
No nosso jardim de infância a melhor forma que encontramos para atrair as abelhas é de continuarmos a não usar produtos químicos e manter uma horta e jardim totalmente biológicos e com mais diversidade de plantas que ficamos a saber que agradam ás abelhas.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas destacam-se por serem benéficas para os agricultores. A maioria das joaninhas são excelentes predadores e, na sua maioria, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema. A sua comida favorita parece serem os pulgões.
Há muitas espécies de joaninhas, sendo considerada por muitos, também, como símbolo de sorte.

Formas de os atrair e manter:
No nosso jardim de infância vamos continuar a mantê-lo bem tratado e cultivar algumas plantas que ficamos a saber são atrativas para as joaninhas como os coentros e os endros.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis prejudicam a horta por serem devoradores vorazes de legumes muito tenros, principalmente de noite. E foi o que aconteceu na nossa horta recém plantada e por isso tínhamos de os retirar e levá-los para a ervas do outro quintal.

Formas de os combater:
Por terem um olfato apurado, verificamos que na nossa horta eles não comeram as alfaces, couves e aboboreiras porque não gostam das ervas aromáticas que estavam perto delas como o alecrim, a salsa, a hortelã e os orégãos; e também não comeram os tomateiros.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As borboletas são benéficas na polinização, além de serem muito bonitas. Mas
a lagarta, que é a borboleta quando está na fase de pupa não pára de comer folhas fresquinhas das plantas que encontra na horta.

Formas de os combater:
Retirar os ovos ou as lagartas quando os vemos nas folhas poderá ser uma solução…

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco- Escolas 2010-2021 o jardim de Infância de Fonte Grada, com uma turma de 23 crianças, pertencente ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, decidiu participar no desafio “Os animais da horta” por ser uma atividade muito próxima das vivências das crianças.
Numa primeira fase foi realizada uma sensibilização sobre os cuidados e os perigos de algumas das espécies animais existentes na horta e jardim do nosso jardim de infância, destacando a importância e os benefícios para o meio ambiente desses pequenos animais.
Semanalmente escolhia-se, em grupo, qual a espécie a ser abordada. Deste modo, foram escolhidos o caracol, a borboleta (lagarta), a abelha e a joaninha.
Os trabalhos foram desenvolvidos após a visualização de vídeos, histórias, rimas e várias idas à horta e ao jardim.
Partindo dos conhecimentos adquiridos e pelo contacto direto com alguns desses animais, como os caracóis que comiam de noite as nossas couves e alfaces, a abelha ou a borboleta distraídas que entraram pela janela aberta da sala e não conseguiam sair e uma joaninha minúscula que a visão apurada duma criança descobriu na casinha do jardim, surgiram várias ideias que foram passadas à ação através de registos em cartaz e trabalhos de expressão plástica diversificada sobre as espécies trabalhadas.