Os Animais da Horta

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa) (Lisboa)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
- Combatem os afídios, como os pulgões e pulgas que atacam a seiva das plantas.

Formas de os atrair e manter:
- Para atrair joaninhas deve-se cultivar plantas produtoras de pólen. O pólen faz parte da dieta das joaninhas, portanto é imprescindível ter canteiros espalhados pela horta com algumas das seguintes variedades de plantas: lírios, tulipas, girassóis, hortelã, cenoura, funcho, endro, malmequer, cominhos, angélica, manjericão, erva doce, entre outras.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
- Produzem o mel.
- Fazem a polinização essencial de algumas plantas.
- As abelhas são de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Sem elas, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução vegetal é necessária a propagação do pólen; mesmo para as variedades que polinizam-se autonomamente, os insetos polinizadores são benéficos porque aumentam a produtividade e a qualidade.

Formas de os atrair e manter:
- Use produtos ecológicos para tratar doenças e pragas. Os pesticidas, por vezes, eliminam todos os insetos, incluindo as abelhas.
- Plantar variedades de plantas que atraem as abelhas através do seu aroma ou cores. Gostam mais de cores como o amarelo, branco, azul.
- O óregão é uma planta que produz flores irresistíveis para as abelhas e também é uma planta que poderá usar em muitos pratos culinários. Também há plantas que atraem as abelhas enquanto florescem como: melão, cebola e abóbora.
- Construir um abrigo para as abelhas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
- As lagartas devoram plantações pois precisam de se alimentar muito para entrarem na fase da formação do casulo, que se transformará em borboleta. Depois a borboleta volta a colocar ovos, originando mais lagartas.

Formas de os combater:
- Podem retirar-se as folhas com ovos ou com lagartas ou retirar ovos e lagartas, evitando o recurso a inseticidas.
- Colocar cascas de ovo nos canteiros, de forma bem visível, pois funcionam como espantalhos para as borboletas, que ao verem os ovos evitam o ambiente, pois acreditam que as mesmas sejam de pássaros, predadores das lagartas.
- Pulverizar as hortaliças com chás repelentes, acrescidos de sumo de cebola, chá ou tintura alcoólica de alecrim, chá de fumo de corda e alho, ou então, pimenta malagueta agregada à solução de sabão.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
- Comem as plantações e deixam um rasto de baba e excrementos.

Formas de os combater:
- Podemos retirá-los um a um e coloca-los noutro espaço fora da Horta.
- Colocar cascas de ovos e de carvalho à volta das plantas, pois provocam irritação e desidratação dos caracóis e de outros animais parecidos, que são as lesmas.
- Podemos utilizar a cal, as cinzas de madeira e o farelo de aveia que têm propriedades exclusivas que conduzem à eliminação das lesmas e dos caracóis.
- Introduzir na horta espécies que capturam os caracóis, tais como, porco-espinho, sapo, melro, estorninho, escaravelhos e vaga-lumes.

Memória descritiva:
O Colégio tem uma Horta Biológica com cerca de 80 m2 onde as salas do pré-escolar vão semanalmente explorar, cultivar e aprender coisas novas. Este projeto foi desenvolvido por uma das salas, com alunos de idades 3 a 4 anos. Numa das idas à horta os alunos repararam que algumas folhas de couve estavam cheias de buracos, tinham sido comidas. Que bicho teria sido? A partir daqui nasceu este projeto, que se desenvolveu desde o início do ano letivo. A pesquisa foi feita na sala de aula, a partir de livros como "A lagarta comilona", "o caracol", "caracol e caracoleta", "o caracol que queria ser polícia". Os trabalhos de ilustração foram desenvolvidos na sala de aula. Os alunos aderiram muito bem, com entusiasmo e aprenderam muito sobre estes animais e a sua influência na horta.