Os Animais da Horta

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A abelha melífera (Apis mellifera) é a única espécie de abelha que produz mel a partir do néctar das flores. É um inseto com um tamanho entre os 12 e os 13 mm com um tórax coberto por pelos e as patas traseiras são largas e adaptadas, permitindo o transporte de pólen, polinizando as outras plantas.

Formas de os atrair e manter:
Para os atrair e manter na horta podem-se utilizar flores de diferentes colorações e que floresçam em diferentes alturas do ano.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A minhoca-da-terra ou minhoca-comum (Lombricus terrestris) é um ser invertebrado de cor cinzenta e de tons avermelhados. O seu corpo tem uma forma cilíndrica, alongada e dividida em segmentes anelares que cresce cerca de 7 a 8 cm, mas pode atingir os 35 cm. São animas subterrâneos e detritívoros, isto é, alimentam-se de detritos vegetais que ingerem em simultâneo com a terra que depois descartam em forma de húmus. O húmus é considerado um dos melhores fertilizantes.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair e manter a minhoca-da-terra na horta é necessário preservar a humidade do solo e evitar usar ferramentas afiadas para trabalhar a terra. Também é preciso ter cuidado com os seus inimigos (toupeiras, sapos, pássaros, etc.).

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A toupeira (Talpa occidentalis) é um animal mamífero que se alimenta de insetos. O seu corpo é alongado com uma forma cilíndrica, revestido por uma pelagem densa e aveludada, de cor negra ou cinzenta- escura. Tem um tamanho entre os 90 e os 130 mm e pesa em média 50 g. É um ser vivo que geralmente causa alguns prejuízos a agricultores e jardineiros, mas a sua presença é benéfica, pois consume muitos animais prejudiciais para as culturas e promove a oxigenação do solo, através da sua atividade escavadora.

Formas de os combater:
Uma forma natural de combater as toupeiras é plantar trovisco (Daphne lauréola) na horta. O trovisco liberta um odor desagradável e afasta as toupeiras.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lesma preta (Arion ater) é um molusco que pode ter um tamanho entre os 10 e os 15 cm. Os espécimenes mais jovens podem ser castanhos, tornando-se mais escuros à medida que atingem a idade adulta. São animais omnívoros, alimentando-se uma pouco de tudo (fungos, minhocas, folhas, caules, plantas mortas, etc.), sendo por vezes um pequeno problema para a horta. Têm também um papel muito importante nos ecossistemas, pois decompõem a matéria orgânica.

Formas de os combater:
Para manter as lesmas longe podem-se montar barreiras com cascas de ovos e de carvalho à volta das plantas. Também se podem utilizar cinzas de madeira ou farelo de aveia. Estes materiais acabam por provocar a desidratação das lesmas.

Memória descritiva:
Para este desafio, foram escolhidos 2 animais benéficos (Apis melífera e Lombricus terrestris) e 2 animais prejudiciais (Talpa occidentalis e Arion ater). Esta escolha foi feita com base na observação dos animais que habitam na horta, com exceção da toupeira (Talpa occidentalis), que foi escolhida após discussão com os alunos. Escolhidos os animais, foram feitas visitas à horta com o intuito de observar os animais e o seu comportamento. Com base nas visitas e de imagens na internet, foram desenhadas as espécies escolhidas. Para pesquisar factos acerca dos seres vivos, como também formas para os atrair e preservar na horta (no caso das espécies benéficas) e maneiras de os afastar (no caso das espécies prejudiciais) foi recolhida informação com recurso à internet.