Os Animais da Horta

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Aprendemos que minhoca é a protetora da horta. Cava túneis e buracos para arejar o solo. Faz cocó na terra e fertiliza-a. Uma horta saudável tem muitas minhocas!

Formas de os atrair e manter:
Para preservar as minhocas na horta devemos evitar trabalhar a terra com ferramentas afiadas. É aconselhável manter o solo húmido.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Ficámos a saber que a joaninha é amiga das plantas e da horta, porque comem os pulgões que estragam os jardins e as hortas. Também comem larvas, lagartos e ácaros.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair as joaninhas precisamos de plantar, também, flores que elas gostam muito como comida. As flores que as atraem são os coentros, a erva-doce e o dente-de-leão.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Descobrimos que o pássaro é temido pelo agricultor porque procura alimentar-se nas árvores de frutos, vinhas, olivais e campos de cereais. Podem ser pardais, corvos, estorninhos, etc..

Formas de os combater:
Para afastar os pássaros como os pássaros, gralhas e gaios, os agricultores podem usar barulhos sonoros, porque eles não gostam.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Concluímos que o caracol é considerado uma praga agrícola. Escondem-se durante o dia na terra solta dos canteiros e comem à noite. Podem colocar mais de 400 ovos por ano.

Formas de os combater:
Aprendemos que para conseguir combater as lesmas e os caracóis numa horta, podemos deixar lá sapos, escaravelhos e o pato-corredor-indiano. Os caracóis têm um olfato muito apurado, por isso pode-se plantar tomilho e tomateiros que têm um aroma forte e isso afugenta-os.

Memória descritiva:
Este projeto surgiu após uma ida à nossa Horta pedagógica. No local, o grupo observou que algumas folhas dos legumes estavam ruidas. Em Conselho de cooperação decidiram ir pesquisar quem estava a prejudicar a horta. A investigação foi feita em livros, Internet e com algumas perguntas às famílias. Depois de recolhida toda a informação, o grupo decidiu expor para divulgação na comunidade escolar. Ficaram a conhecer melhor os animais que são amigos e inimigos da horta, mais conscientes e tolerantes perante algumas espécies após o conhecimento da sua importância na horta e alertos para as estratégias de combate a pragas e receptivos aos convidados que serão, sempre, bem vindos.