Os Animais da Horta

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas passeiam pelas flores, bebendo o néctar para produzir mel. Durante esse processo, as abelhas encostam as patinhas nas flores e impregnam-se de pólen, transportando-o a outras plantas. Desta forma, a planta fecunda-se, ajudando assim a horta a criar os seus frutos, como os tomates, os pepinos, as abóboras, os pimentos, entre outros.

Formas de os atrair e manter:
Fazer hortas urbanas;
Construir um pequeno abrigo onde possam fazer as suas colmeias;
Junto à nossa horta, criar um canteiro dedicado a flores que as abelhas gostam. Plantar: alfazema, lavanda, urze, alecrim, tomilho, narcisos, funcho, entre outras.
Plantar produtos biológicos;

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A joaninha é um inseto amigo da nossa horta. Come os pulgões, ácaros, moscas da frutas, lagartas pequenas e piolhos das plantas.
Uma única joaninha pode comer até cem pulgões por dia!

Formas de os atrair e manter:
Podemos plantar algumas plantas que atraem as joaninhas: cenouras, gerânios, funcho, erva-doce, dente-de-leão, coentros e outras plantas.
As joaninhas também precisam de água e abrigo para sobreviver.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os gafanhotos alimentam-se de folhas, causando grandes estragos nas plantações e, por isso, são considerados uma praga.

Formas de os combater:
Aplicar inseticidas caseiros biológicos.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são animais que se alimentam de plantas, principalmente das mais tenras e novas. Por vezes, comem o próprio caule da planta e esta pode morrer.

Formas de os combater:
Existem alguns animais, como os sapos, que são amigos da horta e que se alimentam de caracóis.
Podemos triturar cascas de ovos e, depois de estarem em pó, espalhar à volta das plantas para que os caracóis não as ataquem, ou então apanhá-los à mão!
Ter na horta plantas com aromas fortes, pois os caracóis afastam-se desses aromas. Por exemplo, segurelha, sálvia e o tomilho.

Memória descritiva:
A coordenadora do programa apresentou o desafio aos alunos do 3º ano. Os alunos já tinham algum conhecimento sobre as espécies benéficas e espécies prejudiciais à horta. Fizeram uma visita à horta da escola e procuraram encontrar alguns animais. Os alunos trabalharam em grupo. Cada grupo ficou responsável por trabalhar um animal diferente, perfazendo um total de 4 animais: dois benéficos e 2 prejudiciais. De seguida, pesquisaram mais informações na internet e procederam ao registo das informações mais relevantes. No final, construíram, em conjunto, um cartaz que foi afixado na escola.