As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio - Ciências experimentais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

129

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

14

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Habitualmente a Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
Este ano devido à pandemia COVID19 a participação dos familiares passou pela angariação de produtos (plantas, flores, sementes, etc…) para o cultivo da nossa horta.
Em simultâneo, os familiares foram incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam, cumprindo as normas de higiene e segurança.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na Escola possibilita aos alunos um maior contacto e conhecimento inerente a várias temáticas integrantes do currículo da disciplina de Estudo do Meio (exemplos: germinação das plantas, agricultura biológica e sustentabilidade, origem dos alimentos, ciclos biológicos das espécies...).
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos da Escola são aleatoriamente acompanhados por professores/funcionários na deslocação à horta a fim de plantar, limpar e regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, retiram-se as ervas daninhas e as pedras; a terra é toda mexida e arejada durante algum tempo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, salsa, nabos, cebolas, cenouras, curgetes, tomates, pepinos, cebolinho, alfaces, feijão verde, pimentos, melancias, couves de corte, beterraba, maracujás, tomilho, abóboras, lavanda, árvores de fruto e diversos tipos de flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento o recipiente que temos para o efeito não está operacional para a recolha das águas da chuva, mas o mesmo está a ser reparado para que no próximo ano letivo seja utilizado.
A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos. Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários nas suas constantes deslocações à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Patos e coelhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos do Clube Eco mistério têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de um dicionário da Natureza, em que os alunos puderam deslocar-se pelo espaço da horta e do recreio exterior, a fim de identificarem aspetos da Natureza que começassem por cada uma das letras do alfabeto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://ecopatio.blogspot.com/