As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²):

37m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Compemente Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Podemos apresentar a toda a comunidade os benefícios que tem os produtos de origem biológica. Fizemos uma sessão online durante a pandemia aberta a a toda a comunidade educativa, onde participaram alunos, pais; encarregados de educação professores e funcionários da escola.
Os alunos aprenderam a preparar o solo para a sementeira e plantação das plantas hortícolas.
Os alunos das diferentes anos e turmas ponderam observar o crescimento e desenvolvimento das plantas e alguns destes puderam tratar/ cuidar da horta. Os alunos responsáveis pela horta foram os alunos da brigada da floresta.
Os alunos podaram levar para as suas casas e ai saborear os legumes produzidos por eles.Deeviso a pandemia não podemos confecior refeições com os alunos na escola. Os alunos fizeram uma venda de legumes a toda a comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos da brigada da floresta foram divididos em 3 grupos, onde semanalmente um grupo por semana cuidavam dos trabalhos necessários da horta. Onde primeiro cavaram o solo e depois semearam e plantaram as plantas hortícolas. Sempre que necessário foram regando a horta sempre que possível. tentamos também aproveitar os dias de chuva para recolher a água com ajuda de vasilhas e depois usar na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza e mobilização e fertilização foi feita pelos alunos nas aulas da componente tecnológica.
Na fertilização usamos o adubo orgânico resultante da compostagem, e o café utilizado na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi fornecido pela LIPOR ( empresa de tratamento de resíduos associados ao município)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alho, Alface; alho francês; corgete , couve, salsa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamento da água da chuva em pequenas vizinhas e agua da rede publica,
A utilização da água é reaproveitada a das vizinhas recolhida da água da chuva e só depois usamos a da rede publica para quando esta se esgota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Os alunos levam alguns legumas para confecionar em casa

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos limparam todos o resíduos vegetais da horta. Cavaram e remexeram a terra e incorporaram os fertilizantes da terra. Alisam o terreno n0o final das várias etapas. Os alunos com ajuda de uma funcionária e as professoras realizar estes trabalhos ente os meses de Novembro dezembro e Janeiro sempre que foi possível e que as condições climatéricas os permitiram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação e sementeira das hortícolas,. A nossa plantação iniciou-se nos meses de Março com ajuda dos professores responsáveis e da funcionaria responsável Os alunos após o confinamento em abril plantaram o resto da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos puderam observar o desenvolvimento e Crescimento das plantas.
Nesta fase os alunos regaram as plantas e colheram algumas plantas para as podem saborear em casa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: