As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica e Secundária da Sobreira (antiga EB 2,3 Sobreira) (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2017

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Saúde e Seguirança. Cidadania e Desenvolvimento. Vida na Comunidade.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas na recolha de sementes, e na sementeira em casa, em recipientes com base na reutilização de objetos de plástico. Depois as plantas nascidas foram trazidas para a estufa da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e Encarregados de Educação dão mais importância à recolha e aprovisionamento de sementes. Também se verificou uma maior diversidade de culturas nas hortas caseiras, nomeadamente legumes que consideravam não se darem na horta. Os alunos deram continuidade do projeto em casa, aproveitando espaços verdes abandonados dos jardins/quintais em casa para criarem uma horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias os alunos, em grupos de 5, vão à horta para rega, manutenção e verificação do crescimento das culturas. O espaço de permanência na horta de cada grupo varia entre 15 minutos a 45 minutos, dependendo da necessidade. Todos os grupos têm as mesmas tarefas atribuídas e foram responsáveis pela recolha de cápsulas de café, sementes, recipientes de plástico retirados do lixo para reutilização na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro procedeu-se à limpeza de qualquer erva, raízes de plantas antigas, pedras. Depois ficou em descanso durante 1 semana, sendo regado e revirado nessa semana duas vezes.
Acrescentou-se o café retirado das cápsulas de café e misturou-se com o solo.
O único composto usado tem sido o café usado e manta morta retirada da zona florestal do recinto escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Não foram feitas culturas consociadas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utiliza-se recipientes de plástico reaproveitados do lixo e faz-se a rega planta a planta, todos os dias de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias se verifica o estado das plantas, elimina-se ervas daninhas manualmente, e limpa-se folhas das plantas manualmente, após colocação de spray caseiro com agua e vinagre.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante este ano letivo, e devido à pandemia, apenas se realizou aulas na horta. Os alunos de diferentes turmas fazem 2 aulas por período na horta, onde os conteúdos abordados vão desde a agricultura biológica, os resíduos, a compostagem e a importância da biodiversidade. Os alunos foram convidados a realizarem pequenos projetos de hortas em casa e trazerem a monitorização dos mesmos para a escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Este ano ainda não foi possível confecionar pratos com os produtos da horta, dado que a sementeira foi tardia e os produtos ainda estão na fase de crescimento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Devido à pandemia, a feira dos produtos da terra foi cancelada.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano ainda não realizamos todas as atividades em pleno, grande parte por causa da paragem do 2º período em casa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/pages/category/Community/EcoSobreira-1098115763545605/