As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Português e Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Tal como o ano letivo anterior e apesar da pandemia, os alunos levaram sementes para germinar em casa, sendo as plantas posteriormente plantadas na horta. Enquanto as plantas germinam fizeram medições do crescimento da planta ao longo do tempo.
Também costumam trazer materiais de casa que sejam necessários para a horta e para o compostor, nomeadamente restos de café, cascas de ovos, embalagens para as sementeiras ou garrafões de plástico para proteger as plantas.
Quando as plantas estão prontas a colher, os alunos levam nas para consumir em casa e os pais por vezes enviam fotos de pratos confecionados em casa com esses produtos.
No final do ano letivo seria feita uma feira com os produtos biológicos da horta mas no atual contexto pandémico, não se irá realizar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alguns alunos começaram a fazer pequenas hortas em casa e a utilizar os produtos da horta para as refeições em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é dividida por 3 turmas dos 4º e 5º anos de escolaridade, orientadas por duas professoras de Ciências Naturais do 3º Ciclo. Os alunos participam em todas as tarefas desde as sementeiras, às plantações, deservagem e colheita. É desenvolvido em paralelo a construção de um portefólio pelos alunos onde desenham e descrevem as tarefas desenvolvidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta está construída segundo a permacultura, com camas elevadas cobertas por palha e com rega gota a gota. Este ano optou-se ainda por rega em aspersão numa parte da horta. Neste sistema, evita-se ao máximo revolver o solo, adicionando-se o mais possível matéria orgânica para enriquecer o solo. Esse enriquecimento é feito com o composto resultante da compostagem a frio e do vermicompostor, assim como o chorume de minhoca. A palha utilizada para além de contribuir para aumentar o teor de matéria orgânica, evita o crescimento das ervas. Restos de café, cascas de ovos, cinzas das lareiras e biofertilizantes feitos à base de bananas, café ou urtigas são também utilizados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um vermicompostor instalado numa banheira com minhocas californianas em que são introduzidos alternadamente os restos de legumes da cantinas com palha. Quando este se encontra cheio fazemos compostagem a frio no chão, sempre com os restos vindos da cantina. Este ano alguns alunos começaram também a trazer alguns restos orgânicos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Essencialmente hortícolas tais como alfaces, cebolas, tomates, courgettes, alhos, beterrabas, alho francês, feijão verde, vários tipos de couves, acelgas misturadas com aromáticas e flores.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem rega gota a gota e de aspersão ligada à rede pública. Apesar de termos iniciado a recolha da água da chuva em 2 bidões, a maior parte da rega ainda é efetuada com o sistema de rega ligado à rede, sendo a água recolhida utilizada pelos alunos para regar manualmente com os regadores. De qualquer forma o facto da escola ser em Sintra e do solo estar permanentemente coberto por palha, não é práticamente necessária a rega durante as estações do outono e do inverno.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita quase diariamente através da observação das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Temos tido alguns problemas com caracóis, que temos tentado combater com caixinhas enterradas com cerveja, e cinzas e cascas de ovos partidas à volta das plantas. Também protegemos as plantas mais pequenas com garrafões de plástico.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Pintura de um mural em grafiti ao redor da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram confecionados vários pratos pelos pais em casa com os produtos que os alunos levaram da horta ao longo do ano.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos que participam no projeto vão semanalmente à horta e paralelamente às atividades práticas e laboratoriais vão apreendendo conteúdos relacionados com a matemática, as ciências e o estudo do meio. Ao longo do ano vão observando, desenhando e fazendo os seus registos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Foi realizada e concluída a pintura de um mural em graffiti ao redor da horta em pareceria com a Associação Artistas Urbanos e de Transformação - AAUTS. A atividade foi realizada uma vez por semana e envolveu vários alunos de turmas e anos diferentes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta possui uma pequena charca onde para além dos peixes lá colocados, já apareceram várias rãs e salamandras comuns. Tem sido um grande auxiliar na construção deste pequeno ecossistema da horta. Conseguimos também adquirir um pequenos contentor que colocámos na zona da horta e que temos vindo a equipar de forma a termos um pequeno laboratório junto à horta. É aí que os alunos fazem observações com lupas de bancada e microscópios do material que recolhem na horta. Acreditamos que a horta é um local de eleição para as aprendizagens dos alunos.

15.1. Link para a página da horta: