As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem uma área de 38,52 metros quadrados, além dos canteiros.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia e EV

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Têm oferecido sementes e plantas.Este ano os encarregados de educação não podem circular nos espaços escolares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Continua a ser um espaço aprazível para toda a comunidade escolar. Onde se pode respirar e relaxar!
Pode parecer pouco importante mas nos tempos que correm não é.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quase todo o trabalho é feito pelas duas funcionárias e professoras que se negam a abandonar o projeto.
Os alunos, devido ao plano de contingência, estão confinados à sua "bolha".
Só raramente, 2 ou 3 alunos do Eco-Escolas, pedem dispensa das aulas de substituição e vão trabalhar na horta ou recolher alguma coisa (couves, alfaces...) para levar para casa.

7. Como é feita a preparação do solo?

pelas duas funcionárias envolvidas no projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos três compostores (um deles como prémio das Hortas Bio nas Eco-Escolas) onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, rúcula, acelgas e couves de diferentes variedades junto dos alhos, alho-francês e cebolas, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, ervilhas e favas. Temos várias aromáticas à volta da horta.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sempre que necessário rega-se ao fim do dia ou de manhã bem cedo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas, a solução de sabão azul e branco diluído em água..

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No ano letivo anterior realizamos um concurso "Apadrinha um canteiro". Cada sala de aula tem um canteiro exterior que estava abandonado.
Muitas turmas, além de flores, resolveram semear plantas de horta, tal como tomate, pimentos, chou-chou e ervas aromáticas.
Temos assim várias mini-hortas que podem continuar a ser cultivadas pelas turmas visto estarem dentro do espaço da sua "bolha". Tem sido uma boa alternativa e permite que os alunos acompanhem o crescimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta: