As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem uma área de 38,52 metros quadrados, além dos canteiros.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia e EV

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Têm oferecido sementes e plantas.Este ano os encarregados de educação não podem circular nos espaços escolares.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Continua a ser um espaço aprazível para toda a comunidade escolar. Onde se pode respirar e relaxar!
Pode parecer pouco importante mas no tempo de pandemia que vivemos é uma mais valia para todos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Parte do ano foi assim:
Quase todo o trabalho é feito pelas duas funcionárias e professoras que, apesar das limitações, se negam a abandonar o projeto.
Os alunos, devido ao plano de contingência, estão confinados à sua "bolha".
Só raramente, 2 ou 3 alunos do Eco-Escolas, pedem dispensa das aulas de substituição e vão trabalhar na horta ou recolher alguma coisa (couves, alfaces...) para levar para casa.
Felizmente, no 3º período voltou um pouco de normalidade e os alunos já vão em grupos pequenos, regar ou fazer várias tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, pelas duas funcionárias envolvidas no projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos três compostores (um deles como prémio das Hortas Bio nas Eco-Escolas) onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, rúcula, acelgas e couves de diferentes variedades junto dos alhos, alho-francês e cebolas, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, ervilhas e favas. Temos várias aromáticas à volta da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sempre que necessário rega-se ao fim do dia ou de manhã bem cedo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas, a solução de sabão azul e branco diluído em água..

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Construção de placas identificadoras dos produtos da horta. Trabalho com alunos do Ensino Especial.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas aulas de Ed. Visual e após o levantamento de todos os produtos existentes na horta, os alunos fizeram as placas identificadoras.
A colocação nos respetivos lugares foi uma espécie de concurso para ver se reconheciam a planta.
Os alunos vivem em ambiente urbano e o desconhecimento foi evidente!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A horta tem-se revelado um ótimo recurso para trabalhar a autonomia com alunos que têm um currículo alternativo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No ano letivo anterior realizamos um concurso "Apadrinha um canteiro". Cada sala de aula tem um canteiro exterior que estava abandonado.
Muitas turmas, além de flores, resolveram semear plantas de horta, tal como tomate, pimentos, chou-chou e ervas aromáticas.
Temos assim várias mini-hortas que podem continuar a ser cultivadas pelas turmas visto estarem dentro do espaço da sua "bolha". Tem sido uma boa alternativa e permite que os alunos acompanhem o crescimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta: