As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais de 2.º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Por vezes as famílias cedem algumas plantas que aproveitadas para a Horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam de trabalhar na Horta e através destes trabalhos conseguem aplicar muitos dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos por grupos. Nos tempos livres e acompanhados pelo professor realizam as tarefas sobre a orientação do mesmo. Uns regam, outros fazem a limpeza, outros tiram as ervas daninha, outros arejam o solo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Depois de retiradas as ervas daninha, acrescenta-se o composto o qual vai sendo produzido num compostor direcionado para a Horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas e folhas do pomar que se encontra ao lado da Horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: tomilho, alfarroba, funcho, hortelã, oregãos, alfazema e mangericão.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos manualmente utilizando regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A Horta não tem sido afetado por doenças ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as semanas, uma das aulas é dinamizada na Horta. Os alunos realizam as suas tarefas e verificam o andamento da mesma. É também realizado uma balanço do que está a correr e bem e menos bem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/martacastro3/sowvk3fm3h9sk2x0