As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola desde 2009.

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da agricultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender uma profissão e de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura e sua importância, dando primazia ao cultivo biológico e à não utilização de pesticidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada aluno é responsável pela manutenção e cultivo de uma parte do terren0. Ao longo da semana, de acordo com as horas estipuladas no horário para a Jardinagem, é realizada a manutenção da horta pelos alunos e professores de Educação Especial, sendo que nos períodos de interrupção letiva é um auxiliar que fica responsável por tomar conta da horta. Uma vez por semana (sexta-feira), existe um funcionário da CMTV que também ajuda, trazendo sementes e plantas pequenas e dando auxílio tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início foi efetuada a limpeza do terreno com moto-enxada. Ao longo do ano o terreno foi mantido através de enxada e ancinho, sendo removidas as ervas daninhas e preparado o espaço para o cultivo. Foi regado com consistência e fertilizado com o composto produzido no compostor, bem como com terra concedida pela CMTV para o mesmo efeito.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utilizámos como compostor três recipientes grandes e largos em madeira, resultantes da participação da escola no Projeto "Devolver à Terra". Neles, depois de colocarmos pequenos paus e madeiras de modo a criar condições para haver arejamento, adicionámos restos de fruta e vegetais, bem como ervas e plantas secas e/ou partidas. Tentou-se alternar sempre uma camada de elementos verdes com outra de elementos castanho. É efetuada a recolha de resíduos orgânicos no refeitório e no bar da escola (borras de café e chá).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantaram-se essencialmente alfaces, courgetes, couves, pimentos, realizaram-se algumas sementeiras de plantas ornamentais e manteve-se o cantinho das aromáticas. Este ano, fruto de um projeto desenvolvido com a CMTV "Ajuda-me a ajudar-te" foram plantadas algumas espécies que atraem animais amigos da horta e que afastam os indesejados, como sálvia, milefólio, santolina, esteva e arruda.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos alunos recorrendo para tal a uma torneira localizada junto ao local da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação efetuada pelos alunos e professores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aconteceu quinzenalmente entre abril e junho. Todos os alunos da educação especial colhiam os produtos e disponibilizavam-nos na sala de professores, para todos os professores e auxiliares que em troca davam donativos que mais tarde são utilizados para realizar atividades com os alunos. Todos aderiram com entusiasmo à atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram efetuados dois espantalhos que foram utilizados para explorar outros conceitos relacionados com a leitura e interpretação do livro "O espantalho enamorado". De momento estão expostos num dos átrios da escola, posteriormente serão colocados na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção e reconstrução do "Hotel de insetos", manutenção do cantinho das aromáticas e do cantinho das plantas amigas da horta. Aproveitou-se o dia de aulas no exterior para a construção de um dos hotéis de insetos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: