As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências, Educação especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à pandemia, as famílias não estão envolvidas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostram-se interessados e querem participar em todas asa tividades da horta

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De uma forma informal, as atividades são repartidas e a horta não fica esquecida.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fertilizante cedido pela Lipor.
A Limpeza é feita por alunos , professores e funcionários.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega de dois em dois dias.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os dias , um elemento circula pela horta e verifica .

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Concurso de girassóis: construções com material reutilizado . a horta por alguns dias fica mais colorida.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: