As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A partir de janeiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Cidadania, Atividades de Vida Diária e Hortofloricultura.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na oferta de sementes e plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta pedagógica visa criar, na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, participando nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta. Deste modo estimula-se os alunos para construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente, repartida por 2 blocos de 90 minutos.
A repartição das tarefas varia conforme a atividade a desenvolver ( Uns plantam, outros regam , outros recolhem pedra e resíduos).

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o solo foi lavrado.
São utilizadas borras de café e estrume das ovelhas para fertilizar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi adquirido um compostor no mês de maio no âmbito do programa “Compostar, outra forma de Reciclar” promovido pelo município de Odivelas em parceria com a Valorsul.
A compostagem será iniciada no próximo ano letivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta tem um pouco de tudo: alfaces, pimentos, batatas, tomates, grão-de-bico, feijão, cebolas, alhos, espinafres, couves e ervas aromáticas (alecrim, tomilho,...). Já teve ervilhas e favas.
Há também um limoeiro, uma romãzeira e um marmeleiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é obtida através da cantina da escola.
Existe um projeto de turma iniciado, com a finalidade de obter a colaboração da Junta de Freguesia para a colocação de um sistema de recolha de águas da chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ovelhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas aulas na horta.
No âmbito de Matemática e Ciências Naturais de 5º ano. Foram abordados conteúdos como medição do perímetro e áreas, resolução de problemas, tipos de solos e biodiversidade animal e vegetal(Identificação de animais e plantas).
Realizaram as sementeiras em sala de aula e durante o ensino à distância e depois fizeram plantação das mesmas na horta: canteiros de ervas aromáticas, morangueiros, batata-doce e favas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos e professores do CAA dinamizam na horta pedagógica em simultâneo a disciplina de Hortofloricultura e o projeto «Biolinda».
A disciplina de Hortofloricultura, com quatro tempos semanais, é lecionada por um professor responsável que é coadjuvado pelas docentes do CAA e visa centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento e privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem.
Ao mesmo tempo que os alunos são chamados a participar nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta pedagógica, são ensinados conteúdos curriculares como o ciclo de vida dos seres vivos; compreender o modo como ocorrem as trocas nutricionais; perceber a importância das plantas para a vida; relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais; compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
Os alunos e professores do CAA dinamizam na horta pedagógica em simultâneo a disciplina de Hortofloricultura e o projeto «Biolinda».
A disciplina de Hortofloricultura, com quatro tempos semanais, é lecionada por um professor responsável que é coadjuvado pelas docentes do CAA e visa centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento e privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem.
Ao mesmo tempo que os alunos são chamados a participar nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta pedagógica, são ensinados conteúdos curriculares como o ciclo de vida dos seres vivos; compreender o modo como ocorrem as trocas nutricionais; perceber a importância das plantas para a vida; relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais; compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
No Projeto «Biolinda» é desenvolvida a sensibilidade estética e artística, os alunos são motivados para a participação individual ou em grupo e são incentivados a decorar a horta pedagógica de forma criativa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Trabalho de projeto- Os animais da horta
Os alunos realizaram pesquisas na internet sobre animais benéficos e prejudiciais à horta.
Posteriormente, visitaram a horta para ver as espécies de animais que aí poderiam encontrar. Tiraram algumas fotografias e depois fizeram o respetivo desenho.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://aebf.pt/index.php/eco-escolas